Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Redes de Computadores / Matemática Aplicada / Aula
Dessa forma, sabemos traduzir uma representação binária em decimal, ou seja, conseguimos traduzir uma representação que o computador consegue entender para uma que nós conseguimos entender. Mas, quando estamos programando, podemos precisar fazer o contrário. Como então obter a representação binária de um número?
Nesse caso, precisamos usar de novo a definição da notação posicional, mas de maneira um pouco diferente. Para obter a representação binária de um número, que vamos chamar de x, devemos executar uma sequência de passos, que vão transformar nosso número na representação decimal como uma soma de potências de base 2, para podermos obter a representação binária do número. Vamos aos passos:
Se x=324, a maior potência de 2 menor ou igual a 324 é 28=256. Isso significa que a representação binária de 324 terá 9 bits, indo do bit zero ao bit 8, e que na posição 8 teremos um 1.
Posição | 8 | 7 | 6 | 5 | 4 | 3 | 2 | 1 | 0 |
bit | 1 | ? | ? | ? | ? | ? | ? | ? | ? |
Fazendo agora o passo 2, temos que 324−256=68. Como 68 é maior do que 2, a regra 2.a. deve ser aplicada, ou seja, voltamos ao passo 1. A maior potência de 2 menor ou igual a 68 é 26=64. A representação binária de 68 terá então um bit 1 na posição 6.
Posição | 8 | 7 | 6 | 5 | 4 | 3 | 2 | 1 | 0 |
bit | 1 | ? | 1 | ? | ? | ? | ? | ? | ? |
Fazendo de novo o passo 2, temos que 68−64=4. Como 4 é maior do que 2, aplicamos novamente a regra 2.a. que nos diz para voltarmos ao passo 1. A maior potência de 2 menor ou igual a 4 é 22=4. A representação binária de 4 terá então um bit 1 na posição 2.
Posição | 8 | 7 | 6 | 5 | 4 | 3 | 2 | 1 | 0 |
bit | 1 | ? | 1 | ? | ? | ? | 1 | ? | ? |
Fazendo mais uma vez o passo 2, temos que 4−4=0<2. Aplicamos, então, a regra 2.b, que diz que a posição zero deve ser preenchida com esse coeficiente, ou seja, 0. Em seguida, passamos ao passo 3, que diz que todas as posições intermediárias também devem ser preenchidas com zeros. Temos então como resultado final:
Posição | 8 | 7 | 6 | 5 | 4 | 3 | 2 | 1 | 0 |
bit | 1 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 |
ou 1010001002.
Adicional: Seguem vídeos mostrando o método das divisões sucessivas.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados