Cursos / Redes de Computadores / Arquitetura de Computadores / Aula
Para que computadores possam ser programados, ou seja, para que possam executar algoritmos, eles devem possuir determinados componentes eletrônicos que exerçam uma função específica na execução das operações dos algoritmos. Para entender como algoritmos são executados internamente nos computadores, precisamos não apenas compreender as funções de cada um desses componentes, mas também como eles se relacionam para que as operações possam ser executadas.
Neste momento, é importante que dois conceitos estejam bem claramente definidos:
A organização especifica como cada componente se relaciona com os demais, enquanto a arquitetura especifica quais são as operações que podem ser implementadas pela organização. De maneira geral, pode-se dizer que:
Por exemplo, uma determinada organização especifica que um computador tem um disco que se relaciona com a memória, enquanto a arquitetura informa quais as operações que o disco pode executar na memória.
Primeiramente, vamos ver o que significa programação.
O conceito de programação pode ser entendido como a possibilidade de reutilizarem-se elementos para a concepção de um problema. No caso de computadores, a programação ocorre porque diferentes algoritmos podem executar as suas operações em uma mesma máquina.
Nas aulas que seguem você verá que os mesmos conceitos de organização, arquitetura e programação serão novamente aplicados aos processadores
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados