Cursos / Redes de Computadores / Arquitetura de Computadores / Aula
Uma vez que queremos programar um computador, precisamos ver quais são os seus componentes e como eles conseguem executar algoritmos, a organização dos computadores.
A Figura 12 nos mostra os principais componentes internos dos computadores. Todos os computadores possuem pelo menos esses componentes.
Como podemos ver na Figura 12, CPU (Central Processig Unit, ou Unidade Central de Processamento) executa as instruções através das unidades de Controle e Lógica e Aritmética. A unidade de controle é responsável pela geração de uma série de sinais que informam à unidade lógica e arimética como esta deve executar as instruções. Na memória principal ficam armazenadas as instruções que serão executadas, bem como as variáveis dos algoritmos. Veja que existe uma conexão entre a memória e a CPU, justamente para que o processador possa buscar as instruções e as variáveis para realizar a execução das operações de nossos algoritmos. Finalmente, os dispositivos realizam a comunicação do processador com o mundo externo. Você terá oportunidade de estudar melhor estes dispositivos quando aprendermos sobre os Periféricos.
Você também pode realizar uma comparação com outras figuras que existem neste link.
É importante perceber na Figura 12 que as operações efetivamente irão executar em processadores (CPU). Por isso, estes muitas vezes são chamados de cérebro do computador. No entanto, para que operações possam executar nos processadores, elas necessitam ser primeiramente armazenadas em memória; para isso, existe a memória principal, a qual é capaz de armazenar tanto operações quanto instruções.
Então, as relações que existem na Figura 12 entre o processador e a memória servem para que o processador leia da memória as instruções para executar e armazenar novamente os resultados gerados.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados