Cursos / Redes de Computadores / Arquitetura de Computadores / Aula
Mesmo tendo os processadores a capacidade de executarem operações, elas precisam ser informadas para execução ao mesmo tempo em que todas as informações processadas necessitam ser mostradas em algum lugar para que humanos possam comprovar os resultados gerados. Para isso, existem os chamados sistemas de entrada e saída. Note que os termos entrada e saída aqui mencionados estão sob o ponto de vista do processador: o que os humanos informam ao processador é considerado entrada, e o que o processador devolve aos humanos é considerado saída.
Todo o processamento em computadores ocorre da seguinte forma:
Observe o fluxo de dados na Figura 13: ele demonstra a organização básica de qualquer sistema computacional.
Veja que programar um algoritmo significa colocar operações na memória. Isso pode ser feito o tempo todo, utilizando-se para tal algum dispositivo de entrada. Afirmamos que a máquina é programável, uma vez que os mesmos componentes são utilizados para executar sequências diferentes de instruções. O computador e Arduino são exemplos de máquinas programáveis. Uma furadeira e serra mármore são exemplos de máquinas não programáveis, já que não é possível inserir novas instruções ou novas funções. Você irá compreender melhor o conceito de programação estudando as lições que ensinam como implementar algoritmos.
Bem, chegamos ao final desta aula. Uma vez que você estudou os componentes internos dos computadores, as próximas aulas irão focar mais detalhadamente cada um deles para verificarmos quais são as alternativas de operação de cada um e como essas alternativas influenciam no sistema como um todo.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados