Cursos / Informática para Internet / Desenvolvimento Desktop / Aula
A partir de agora começaremos a segunda parte da aula. Vamos falar sobre um ambiente de desenvolvimento integrado que auxilia o programador nas tarefas básicas que compõe o desenvolvimento de um software.
O NetBeans é um ambiente de desenvolvimento multiplataforma que disponibiliza várias ferramentas de maneira integrada. Ele é utilizado pelos programadores para escrever, compilar, debugar (detectar erros no código) e instalar aplicações profissionais, sejam estas desktop, empresariais, para a web ou para dispositivos móveis (como celulares e tablets).
Esse tipo de ambiente de programação é conhecido como IDE (Integrated Development Environment – Ambiente de Desenvolvimento Integrado). No caso do Netbeans IDE, trata-se de um ambiente gratuito e de código aberto para desenvolvedores de software que utilizam as linguagens Java, C/C++, PHP, entre outras. Por ser multiplataforma, o NetBeans IDE pode ser executado em muitos sistemas operacionais, entre eles: Windows, Linux, Solaris e MacOS, por exemplo.
O NetBeans foi iniciado em 1996 por dois estudantes tchecos na Universidade de Charles, em Praga, quando a linguagem de programação Java ainda não era tão popular como atualmente. Primeiramente, o nome do projeto era Xelfi, em alusão ao Delphi, pois a pretensão deste projeto era ter funcionalidades semelhantes aos IDE´s (ambientes de desenvolvimento integrado), então populares como o Delphi que eram mais atrativos por serem ferramentas visuais e mais fáceis de usar, porém com o intuito de ser totalmente desenvolvido em Java. Em 1999, o projeto já havia evoluído para um IDE proprietário, com o nome de NetBeans DeveloperX2, nome esse que veio da ideia da reutilização de componentes que eram a base do Java. Nessa época, a empresa Sun Microsystems havia desistido de seu IDE Java Workshop e, procurando por novas iniciativas, adquiriu o projeto NetBeans DeveloperX2, incorporando-o à sua linha de softwares.
Por alguns meses a Sun mudou o nome do projeto para Forte for Java e o manteve por um bom tempo como software proprietário; porém, em junho de 2000, a Sun disponibilizou o código fonte do NetBeans IDE, tornando-o uma plataforma Open Source. Desde então a comunidade de desenvolvedores que utilizam e contribuem com o projeto não parou de crescer, tornando-se um dos IDE´s mais populares atualmente.
O NetBeans é totalmente escrito em Java, mas pode suportar o desenvolvimento em outras linguagens de programação, como o C, C++, Ruby ou o PHP. Também suporta linguagens de marcação como XML e HTML. Atualmente, está distribuído em diversos idiomas, inclusive o Português, e isso o tem tornado cada vez mais popular, facilitando o acesso a iniciantes em programação e possibilitado o desenvolvimento de aplicativos em diversas línguas.
Como o NetBeans é escrito em Java, ele é independente de plataforma, funcionando em qualquer sistema operacional que suporte a máquina virtual Java (JVM – ferramenta que executa o aplicativo em Java).
O NetBeans tem muitas vantagens e, além disso, é uma das mais poderosas ferramentas para o desenvolvimento de aplicações robustas e profissionais, fácil de usar e seu ambiente visual facilita a interação com o desenvolvedor, auxiliando-o na criação do código.
Para instalar e trabalhar com o NetBeans de forma eficiente, você deverá possuir o seguinte equipamento mínimo: No sistema Windows, Windows XP (com Service Pack 2), Windows Vista, Windows 7 ou Windows 8:
No sistema Linux:
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados