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arrow_back Aula 01 - Revisão de POO e Introdução ao Netbeans

Herança

Herança é um princípio do paradigma de Programação Orientada a Objetos que permite criar uma classe a partir de outra já existente. Intuitivamente, o nome herança vem do fato de uma classe gerada a partir de outra conter (herdar) todos os atributos e métodos da superclasse (classe mãe). A ideia principal da herança é acrescentar novos atributos e métodos à classe filha, que vem a acrescentar-se aos já herdados. Tal característica serve para a diminuição de código duplicado.

É possível representar a hierarquia existente entre as classes através de uma imagem onde as classes herdeiras se posicionam abaixo das herdadas, indicando uma relação de derivação, assim como mostra a Figura 1.

Parte da hierarquia do Swing

No caso da Figura 1, a classe JComponent é a classe mãe das classes JPanel, JTextComponent, JLabel e AbstractButton. Já as classes JTextField e JTextArea herdam de JTextComponent, e assim sucessivamente.

Em Java, a herança é implementada por meio da palavra-chave extends. Para indicar que determinada classe é uma subclasse, ou seja, que ela deriva (ou ainda, herda) de outra classe, dizemos que ela “estende” a classe mãe, como mostrado no exemplo a seguir:

No caso acima, declaramos uma classe MotorEletrico que herda os atributos e os métodos da classe mãe Motor, definida anteriormente nesta aula.

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