Cursos / Informática para Internet / Desenvolvimento Desktop / Aula
Vamos agora explorar o NetBeans e, assim, desenvolver as nossas aplicações de forma eficiente e produtiva. Agora criaremos um pequeno projeto, bem simples por sinal, apenas para mostrar uma frase na tela, utilizando o NetBeans. Vejamos como fazer isso:
Você deve ter observado que o ambiente do NetBeans foi dividido em quatro áreas, que chamaremos de janelas, para facilitar.
Essa primeira janela possui três abas. Vamos conhecê-las?
Todas essas pastas, arquivos e serviços são criados automaticamente pelo NetBeans toda vez que criarmos um novo projeto.
Chamada de 'Main.java', é a janela do código propriamente dito. É como se fosse um editor de textos do tipo bloco de notas. Só que esse é específico para a criação de projetos em Java, pois ele dispõe de recursos que os editores de textos convencionais não possuem. Esse código que você vê foi criado automaticamente pelo NetBeans. Qualquer projeto que você criar terá pelo menos essas linhas de código. Veja essa janela em destaque na Figura 14, além de algumas características dela.
Observe que todas as linhas são numeradas. Isso facilita a procura por possíveis erros que possam ser detectados no código durante a compilação e execução do projeto. Você fica sabendo exatamente onde ocorreu o erro, o que é comum acontecer. Observe também a diferença de cores entre as diversas partes do código, tais como nomes de classes, variáveis, funções etc. Isso facilita muito quando você estiver digitando o seu algoritmo. Você ficará sabendo de imediato se o seu comando está certo ou não de acordo com a cor que foi configurada para ele. Essas cores podem ser modificadas de acordo com as suas necessidades. Posteriormente falaremos desse assunto.
Os pequenos quadrados com um sinal de subtração (-) em seu interior (linhas 1, 8, 14 e 17) são utilizados para esconder/mostrar o código de acordo com sua necessidade, principalmente se o projeto tiver uma grande quantidade de linhas. Quando você clica em um quadradinho desses, o sinal de subtração é alterado para um sinal de adição (+), informando que o conteúdo se encontra oculto.
Alguns dos ícones localizados acima do editor são utilizados para navegar dentro do código, outros não são importantes no momento. Você conhecerá a utilidade deles gradativamente, à medida que forem sendo necessários.
Essa janela, chamada de 'Navegador', será detalhada em futuros projetos dessa disciplina.
Essa janela, chamada de 'Tarefas', conforme mostra a Figura 15, mostra a descrição do seu projeto e sua localização no disco rígido. Os ícones localizados à sua esquerda serão estudados de acordo com os projetos criados. Nosso projeto é muito pequeno para utilizá-los agora.
Essa janela poderá apresentar também uma outra aba chamada de 'Saída', que aparecerá quando você executar a aplicação. Ela mostrará informações sobre a compilação do projeto, se deu certo ou não, o tempo de execução, ou os possíveis erros, se for o caso. Veremos isso mais adiante quando executarmos nosso pequeno projeto.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados