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arrow_back Aula 02 - Classes, atributos e métodos

Tipo de Atributo

Todo atributo deve possuir um tipo, os quais podem ser um dos descritos a seguir.

  1. Um dos oito tipos de dados primitivos.
    1. Inteiros: byte (1 byte), short (2 bytes), int (4 bytes), long (8 bytes);
    2. Reais: float (4 bytes), double (8 bytes)
    3. Booleanos: boolean (1 byte)
    4. Caracter: char (2 bytes)
  2. O nome de uma classe ou interface.
  3. Uma coleção.

Constantes

Para declarar uma constante, use a palavra chave final antes da declaração do atributo e inclua um valor inicial para esse último. O valor de uma constante nunca poderá ser modificado. A Listagem 3 exemplifica a declaração de algumas constantes.

Listagem 3 - Constantes da classe Matemática

Outra exigência da linguagem são os blocos, nos quais definimos o comportamento da classe e de seus métodos. Um bloco é definido por um ({}) e contém um grupo de outros blocos. Quando um novo bloco é criado, um novo escopo local é aberto e permite a definição de variáveis locais. As variáveis definidas dentro de um bloco só podem ser vistas internamente a esse, e são terminadas e extintas no final da execução do bloco (}).

Listagem 4 - Bloco de código

Programar é traduzir uma solução de um problema para uma linguagem de programação. Logo, é imprescindível conhecer as regras da linguagem. O programador é como um intérprete ou tradutor de um idioma (linguagem no mundo real) para outro (linguagem entendida pelo computador).

Vamos a outro exemplo apresentado na Listagem 5.

Listagem 5 - Classe Pessoa em Java

Cada atributo é definido com o par TIPO e NOME. String significa tipo de texto. int significa tipo numérico inteiro.

Veja que uma pessoa, assim como um carro, possui milhares de características, porém, utilizando o princípio da abstração, iremos deixar de fora tudo que não nos interessa, ou que não seja importante ou relevante para o sistema que estamos desenvolvendo. Ora, se formos programar um sistema para uma locadora de veículos, precisamos saber algumas informações sobre a pessoa que irá alugar o veículo, como o seu nome, habilitação de condutor, idade e o que mais acharmos relevante. Porém, é muito pouco provável que iremos exigir dados escolares das pessoas, como notas de uma disciplina etc. Para os carros, também há essa observação, pois um sistema de oficina mecânica deverá conhecer mais detalhes “internos” do veículo, como numeração do motor, período das revisões, marcas de componentes, como amortecedores, dentre outros.

Mas, como saber o que é relevante? Isso é determinado no estudo do problema que pretendemos resolver e comumente chamamos esse contexto do problema de domínio.

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