Cursos / Informática para Internet / Plataformas de aplicações Web / Aula
A desvantagem de utilizar plataformas assim é que o programador(a) necessita ter mais trabalho para se iniciar a sua aplicação e também ele precisa ser capaz de definir como será a arquitetura da solução em mais detalhes e sem nenhuma interferência. Alguns podem ver isso como vantagem e desvantagem, dependendo da sua experiência.
Plataformas back-end normalmente são utilizadas em conjunto com outras tecnologias para se obter um sistema útil e completo na prática.
É importante observar que você pode utilizar uma plataforma full-stack somente para a parte back-end do seu sistema, bastando não utilizar todos os recursos da plataforma full-stack, tornando-a, efetivamente, uma plataforma back-end. Por exemplo, você pode utilizar um framework como o RubyOnRails ou o Laravel (ambos definitivamente full-stack) para criar uma simples API back-end, sem nenhuma funcionalidade extra, o que funciona sim, mas você estará utilizando nesses casos frameworks mais pesados para fazer uma aplicação simples, o que pode tornar sua aplicação mais "pesada" na hora de ser executada do que o que seria necessário. Realmente existem interseções de definição aqui.
Vamos a seguir conhecer melhor algumas plataformas back-end.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados