Cursos / Informática para Internet / Inglês Técnico / Aula

arrow_back Aula 01 - O uso de dicionários e tradutores on-line

Grammar Section

Introdução aos verbos

Os aprendizes de uma língua estrangeira precisam compreender os tempos e as várias formas dos verbos, seja para a compreensão de uma leitura, seja para escrever um texto qualquer, pois verbo é um elemento essencial na construção de orações.

Antes de começarmos nossas análises de passado, presente e futuro, a serem estudadas gradativamente ao final de cada aula, vamos entender o objeto central do nosso estudo: o verb phrase.

Definição de verb phrase.

Phrase é a combinação de palavras, uma parte da frase ou oração e não possui um sentido completo.

OBS.: Phrase é um falso cognato e não significa "frase". Vamos ver o que ele significa?

Existem diversos tipos de phrases em inglês:

Noun phrase, prepositional phrase, verb phrase, adverbial phrase, etc. Geralmente, o equivalente a todas elas em português são as locuções substantivas, prepositivas, verbais, adverbiais, etc.

Verb phrase, de acordo com Quirk (1990), é a parte mais central e indispensável da oração. É composto por um verbo principal que pode vir sozinho na oração ou pode ser acompanhado, precedido de um a quatro verbos na função de verbos auxiliares.

Exemplo:

Estrutura do Verb Phrase
Sujeito Verbo(s) auxiliar(es) Verbo Principal
The boat sank.
was sinking.
has been sunk.
must have been sinking.
may have been being sunk.
Fonte: - QUIRK (1990).

Então, para que servem os verbos?

Os verbos são classificados em duas categorias principais, de acordo com suas funções: (1) Main Verb (verbo principal) e (2) Auxiliary Verb (verbo auxiliar).

(1) O verbo principal (main verb) é o verbo que possui a maior carga semântica da oração. Ele não precisa de outro verbo para que a frase tenha sentido (e.g. eat, study, play, etc.), no entanto pode vir acompanhado de verbo auxiliar ou modal.

Exemplo: We study English every week.

Morfologicamente, os main verbs são chamados de full verbs ou lexical verbs e, quando conjugados, apresentam variações na sua forma morfológica, ou seja, podem ser flexionados.

(2) Já o verbo auxiliar (auxiliary verb) é o verbo que só tem sentido na oração se vier acompanhado de um verbo principal. Na oração, um verbo auxiliar informa o seu tempo verbal e é indispensável para a formação de frases afirmativas, negativas e interrogativas (e.g. do, be, have).

Exemplo: We are studying now.

Os verbos auxiliares são divididos em primary verbs (do, be have) e modal verbs (can, must, should, etc.).

Categorias dos verbos

Observação!

Dependendo do contexto, do, be e have podem ser verbos principais na frase.

Exemplos:
I do my homework. (principal)
I don’t speak Japanese. (auxiliar)
We are studying English now. (auxiliar)
We are happy. (principal)
We have many friends. (principal)
I have played chess for many years. (auxiliar)

Os verbos modais (modal verb), por fazer parte dos verbos auxiliares, são obrigatoriamente seguidos de outro(s) verbo(s). A diferença é que os verbos modais carregam consigo uma ideia que pode ser de obrigação ou possibilidade e não sofrem flexão. Falaremos detalhadamente sobre eles em breve.

Exemplos:
Tom can help you. (Não: Tom cans help you.)
You should have studied more.

Muitas coisas a aprender, não é? Para facilitar a assimilação dos conteúdos, nada melhor do que praticar um pouco mais! A seguir teremos outras atividades. Let’s go!

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados