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Uma forma bastante comum de usar planilhas, conforme já mencionei, é para controle de estoque de produtos de uma empresa. Esse tipo de arquivo auxilia no gerenciamento de itens usados ou comercializados, pois constitui um inventário de tudo o que entra e sai, indicando, conforme o caso, informações sobre preços, custos, quantidades etc.
Vamos tomar como exemplo o caso de um controle de estoque de equipamentos da Aliança de Rebelde.
O C3PO, o droide de auxílio humano utilizado pela Resistência, provavelmente possuía uma planilha eletrônica em sua memória com essa função, para controlar os itens adquiridos e de posse da aliança. Se fosse no Planilhas Google, certamente seria semelhante à planilha mostrada abaixo:
Para chegar a esse conjunto de informações na planilha e com essa apresentação, como é de se imaginar, alguém precisa inserir e organizar os dados, formatar o conteúdo e incluir funções, para o caso de cálculos, entre outras ações. Assim, que tal você fazer uma igual, com todos esses itens? Para iniciarmos essa empreitada, siga os passos abaixo:
Para inserção e formatação simples de conteúdo nas células:
Se você seguiu todos os passos, sua planilha já está ficando com cara de “planilha de verdade”, mas ainda não muito parecida com o exemplo do C3PO, né? Agora, vamos conhecer outras possibilidades para continuar a produção do nosso estoque produzido no Planilhas Google.
Figura 09 - Planilhas GoogleMexendo nas linhas, colunas e células
Você deve ter percebido que, propositadamente, eu não indiquei a coluna Categoria. Mas, calma! Não precisa ficar chateado(a) comigo. Isso não quer dizer que você precisará renomear todas as colunas seguintes, para incluir essa na coluna B. Não. Basta que você faça um procedimento simples e insira uma coluna. Vejamos:
Outra opção para incluir uma coluna ou linha, ou quando ela não está na ordem correta, seria mover a unidade. Nesse caso, seria necessário clicar no número da linha ou na letra da coluna e segurá-la. Em seguida, deve-se arrastá-la para um novo lugar.
Você também pode excluir ou ocultar linhas e colunas. Embora não precisemos disso nesse momento, sugiro que faça o teste dessa funcionalidade. Clique com o botão direito no número da linha ou na letra da coluna e selecione Excluir ou Ocultar. Depois, clique no botão da barra de ferramentas para desfazer a alteração ou, simplesmente, acione o comando de teclado referente a ele: Ctrl+Z. Ao optar por excluir, não só a linha ou coluna são apagadas, mas todo o conteúdo delas. A opção ocultar apenas omite as linhas e colunas e seu conteúdo, até que você ordene que sejam mostradas novamente.
Também existe a opção para excluir uma célula ou um bloco de células. Para utilizá-la, selecione as células que você quer excluir e acesse Editar → Excluir células e deslocar para cima ou Editar → Excluir células e deslocar para a esquerda. Nesse caso, o conteúdo da(s) célula(s) é retirado, deslocando o conteúdo da(s) células exatamente abaixo ou à direita para o seu lugar. A mesma funcionalidade também está disponível pelo menu ativado pelo botão direito do mouse.
Tudo certo até aqui, então? Corrigir o esquecimento de uma coluna fácil foi. Agora, com a preparação da nossa planilha, vamos seguir!
No modelo do C3P0, você deve ter percebido que há uma borda cinza, com mais destaque, entre as linhas 1 e 2 e as colunas A e B. Isso se deve ao fato de as primeiras linhas e colunas estarem congeladas. Essa funcionalidade é útil quando sua planilha possui muitos itens e você deseja sempre visualizar determinadas linhas, geralmente por serem rótulos relevantes, a despeito da movimentação da barra de rolagem. No nosso caso, a coluna A e a linha 1, tratam da identificação dos itens e cabeçalhos da tabela, respectivamente. Para congelar linha(s) e coluna(s) em sua planilha, você deve:
Que tal testar se a opção de congelamento de linhas e coluna deu certo? Para tanto, deslize o foco da planilha para outras células fora do campo de visão. Você verá que não importa a quantidade de linhas e colunas inseridas, essas que trazem as informações definidas como cabeçalho estarão sempre visíveis.
Figura 10 - Procedimento de congelamento indicado e o teste do foco da planilhaAgora você deve estar se perguntando: o que foi feito para deixar as linhas em cores alternadas, ainda mais referente ao laranja, que representa a Resistência? A resposta é muito simples e a aplicação ainda mais! Apesar de você poder selecionar cada linha não contígua e atribuir, manualmente, para cada uma a cor de fundo, isso não seria o mais produtivo, pois demandaria um trabalhão, quanto mais considerando a quantidade de entradas. Assim, para definir as cores alternadas de uma tabela, proceda da seguinte maneira:
Feito isso, sua tabela já está com linhas alternadas. Confira na Figura 11 a aplicação desses passos:
Figura 11 - Formatação de cores alternadasVersão 5.3 - Todos os Direitos reservados