Sem vingança ou ressentimentos: conhecendo e criando novas planilhas

Agora que você já sabe identificar colunas, linhas e células e conheceu possibilidades de usar as planilhas a partir de modelos, que tal iniciarmos com algo básico? Para tanto, crie uma nova planilha em branco. Como já mencionei, o procedimento é praticamente o mesmo para todas as aplicações do Google Drive.

Não acredito! Esqueceu? Ah, qual é, não precisa de nenhuma supermemória como o R2D2 para lembrar, né? Mas, tudo bem. Vamos recapitular as três formas de iniciar arquivos no Google Drive, especialmente no Google Planilhas:

  • Na tela inicial do Google Drive, clique em Planilha em branco.
  • Na tela inicial do Planilhas Google, no campo Iniciar uma nova planilha, clique sobre a opção ou vá ao final da página clique no botão , que surgirá no canto inferior direito da tela.
  • No navegador, acesse o endereço: sheets.google.com/create.

Em todas as opções, após os passos indicados, uma nova planilha sem título será criada e aberta. Você perceberá que as barras de menu e de ferramentas são semelhantes às presentes no Documentos Google. As opções específicas do Planilhas Google, deixei com círculo em verde para diferenciar das que você já conheceu pelo aplicativo de documentos.

As diferenças que existem são sutis e se constituem em adaptações ou inclusão de ferramentas específicas para atender aos objetivos de cada aplicativo. De todo modo, a familiaridade com a interface dos aplicativos da suíte de escritório Google facilitará sua apropriação. Na imagem interativa abaixo, você terá a indicação de cada uma das ferramentas do Google Sheets e suas funções.

Figura 7 - Funções e ferramentas da tela padrão do Planilhas Google

Aposto que você está ainda mais impressionado(a) com a quantidade de ferramentas e funcionalidades que estão disponíveis apenas na interface padrão do Planilhas Google! São bem mais do que o Google Docs, que você conheceu anteriormente. Por isso, nada de subestimar o potencial e a utilidade das planilhas eletrônicas!


Não se apegue à localização exata dos ícones das ferramentas. A cada atualização eles podem ter o design alterado, ser mudados de lugar ou mesmo excluídos. Por isso, preocupe-se em se apropriar do que cada um representa e oferece!

Que tal fazer um teste e verificar se você consegue estabelecer as relações entre as opções de menu e funções dos aplicativos do Google Drive? Afinal, como eu já disse, e você deve ter percebido, as interfaces são muitos semelhantes. Além do que, mais importante do que “decorar” a localização e os caminhos para as funções, é relacionar os menus com seu rol de possibilidades. Então, vamos lá no Google Sheets e analisar o que cada item da barra de menu oferece?

Então, se você achou fácil identificar as funcionalidades disponíveis de cada menu, é porque você já se apropriou dos aplicativos e, mais do que saber o caminho exato para chegar numa determinada função, você aprendeu como localizá-lo e como e para quê utilizá-lo! Aproveite, acesse e teste as funções de compartilhamento, comentários e outras que você identificou aqui e são iguais às do Documentos Google.


Lembre-se: caso tenha alguma dificuldade para identificar algumas das funções, você pode consultar o Centro de Aprendizagem sobre o Planilhas Google em: https://gsuite.google.com.br/learning-center/products/sheets/get-started!

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