Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Informática para Internet / Programação Estruturada / Aula
Depois de escrevermos todas essas funções, você deve estar ansioso para ver o jogo funcionando, não é mesmo? Para isso, falta apenas a definição da rotina principal: a rotina main. Nela, são chamadas as outras funções do jogo para que ele funcione. Veja o código da função main:
public static void main(String[] args) {
int i = 0;
// percorre todo o tabuleiro, nas nove posições:
for (i = 0; i < 9; i++) {
jogo();// chama a rotina jogo(), que desenha o tabuleiro
if (i % 2 == 0) {
jogar(2);
} else {
jogar(1);
}
// chama a rotina check (), para ver se alguém ganhou
check();
if (win == 1 || win == 2) {
// sai do laço antes de completar o tabuleiro,
// se alguém tiver vencido
i = 10;
}
}
// chama a rotina jogo(), para desenhar novamente o tabuleiro
jogo();
// verifica se houve vencedor
System.out.println();
if (win == 1 || win == 2) {
// informa o vencedor
System.out.println("Jogador " + win + " é o ganhador!");
} else {
// se não houve vencedor
System.out.println("Não houve vencedor! O jogo foi empate!!");
}
}
Vamos agora implementar o jogo? Junte todas as funções em um código só e execute. Veja como fica a tela inicial do jogo:
Veja que aparece o tabuleiro, a informação de quem é a vez de jogar e a solicitação para a escolha da linha. Após a escolha da linha, o jogador escolhe a coluna e a marcação é feita. Veja a seguir a marcação feita para a linha 2 e coluna 2:
Nesse momento, a marcação é feita na linha e coluna escolhidas e a vez de jogar passa para o jogador 2. As jogadas são realizadas, alternadamente, até que haja um vencedor ou o empate.
Agora que você implementou o jogo e ele funcionou, teste e divirta-se à vontade. Na próxima aula, incluiremos alguns adicionais ao jogo, como cadastro de jogadores, ranking e contagem de tempo. Até lá!
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados