Cursos / Informática para Internet / Programação Estruturada / Aula
Você já deve conhecer o jogo da velha. Trata-se de um jogo em turnos alternados entre dois jogadores que se passa em um tabuleiro de nove posições (3 x 3). No jogo, cada jogador, em sua vez, faz uma marcação em uma das posições do tabuleiro, sendo essa marcação o símbolo “X” ou o símbolo “O”. Veja o tabuleiro do jogo da velha na Figura 1.
A marcação, no jogo da velha, é feita de forma alternada, até que todo o tabuleiro seja preenchido (nesse caso, ocorre empate) ou até que, antes disso, um dos jogadores complete uma sequência de três símbolos em uma linha, coluna ou diagonal. Vence o jogador que completar primeiro a sequência. Na Figura 2, você pode ver algumas situações de vitória do jogo da velha.
Você já deve ter jogado muitas vezes esse jogo. Tradicionalmente, para jogar, precisamos apenas de papel, lápis e dois jogadores dispostos a competir.
Mas e para implementar esse joguinho no computador em uma linguagem de programação? Como fazer?
Antes de começar a sair por aí escrevendo um monte de código, precisamos primeiro estruturar o que realmente queremos fazer. Quais são os elementos do jogo da velha? Dois jogadores e um tabuleiro de nove posições (3 x 3). Os requisitos para o jogo, dessa forma, são as variáveis para os jogadores, o desenho do tabuleiro e a lógica das jogadas.
Para isso, precisamos declarar variáveis para armazenar os valores que serão utilizados em todo o jogo, criar uma matriz de 3 x 3, para desenhar o tabuleiro e diversas rotinas com utilidades específicas, que serão chamadas por uma rotina principal, que executará o jogo. Vamos implementar? Mãos à obra!
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados