Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Informática para Internet / Programação Estruturada / Aula
Pois bem, depois da inclusão das bibliotecas que iremos utilizar no jogo, precisamos declarar uma classe com as variáveis que armazenarão os valores referentes aos jogadores e ao tabuleiro. Veja:
public class JogoDaVelha {
private static int jog;
private static int[][] casa = new int[3][3];
private static int linha, coluna, win;
private static Scanner leitor = new Scanner(System.in);
}
A variável jog do tipo int é declarada como variável estática dentro da classe JogoDaVelha para armazenar o jogador da vez. A matriz casa, de inteiros de 3 x 3 posições, é declarada para “desenhar” o tabuleiro para que possa ser visualizado pelos jogadores. Além disso, a matriz é sempre percorrida, a fim de verificar se há sequência de símbolos iguais nas suas linhas, colunas ou diagonais (sabemos que quando isso ocorre o jogo deve terminar e o vencedor é anunciado).
As variáveis do tipo int linha e coluna são declaradas para que seja feita a verificação dos valores escolhidos pelo usuário, na hora de definir em que campo do tabuleiro irá fazer sua marcação. Se o jogador escolher um campo inválido, uma mensagem de aviso será exibida (veremos isso daqui a pouco).
A variável win, também do tipo int, é declarada para armazenar o vencedor do jogo. Através do valor armazenado nessa variável, poderemos fazer a verificação de quem foi o vencedor. Por fim, temos a declaração de um leitor do teclado para ser utilizado ao longo do programa.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados