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arrow_back Aula 05 - Interfaces Gráficas II

Buttons

O Button é o componente que representa um botão textual no Android. Diversos atributos podem ser configurados em um botão, mas aqui comentaremos apenas os principais, que tornam possível a criação de um botão simples e funcional. Vejamos a Listagem 6, demonstrado a declaração dos dois botões utilizados na nossa tela de login.

Listagem 6 - Declaração dos botões do layout

Apenas com os atributos que já estudamos anteriormente, é possível criar os botões que precisamos para tornar a nossa tela de login funcional. O principal ponto em relação aos botões não é a declaração deles no XML, mas sim a programação e tratamento dos cliques na Activity, afinal, é isso que os torna funcionais. Vejamos, então, na Listagem 7, a implementação do comportamento dos botões em nossa Activity. O botão Confirmar irá indicar sucesso apenas se o usuário e a senha digitados forem iguais a “aluno”. Já o botão limpar vai, simplesmente, limpar o valor dos campos.

Listagem 7 - Implementando o comportamento dos botões

Como se pode ver na Listagem 7, para implementar o comportamento dos botões após um clique, é necessário, primeiramente, referenciar os componentes Button no código Java por meio do método findViewById, utilizando o ID configurado no XML de layout. Uma vez que tenhamos a referência desses botões, é possível configurar o onClickListener deles para executar alguma ação que queiramos. Como precisaríamos dos valores dos EditTexts para tomarmos as decisões após o clique no botão de confirmar, utilizamos novamente o método findViewById para encontrar e referenciar os componentes e, então, utilizando o método getText(), podemos pegar o valor contido no campo do EditText e, após convertê-lo para string utilizando o toString(), verificá-lo.

Agora que já temos uma tela capaz de simular um login, vamos adicionar uma imagem que possa representar o sucesso ou não do login para que o usuário tenha uma resposta após clicar no botão Confirmar. Em outras aulas, estudaremos a comunicação entre Activities e poderemos, então, passar para outra Activity, caso o login esteja correto.

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