Cursos / Informática para Internet / Dispositivos Móveis / Aula

arrow_back Aula 05 - Interfaces Gráficas II

TextView

O primeiro componente que iremos adicionar ao nosso layout é um componente do tipo TextView. Esse componente é responsável pela exibição de textos na tela. É possível tanto definir o texto no XML, quanto alterá-lo em tempo de execução através de código Java. Basta manipular o elemento corretamente em sua Activity. Para começar nossos estudos, vamos adicionar o TextView em nosso layout XML.

Listagem 4 - TextView de boas vindas

Ufa! Quantas propriedades! Mas vamos com calma. Discutiremos cada uma delas, na sequência em que aparecem. As três primeiras propriedades que vemos são as propriedades básicas que já estudamos. Perceba que o componente está utilizando “wrap_content” como propriedade de altura e largura, para não utilizar mais espaço que o necessário para exibir o texto. Em seguida, vemos três componentes que dizem respeito ao posicionamento do componente no layout. O primeiro deles indica que o componente deve ter o seu topo alinhado com o topo do pai, definindo layout_alignParentTop como true, ou seja, alinhado com o topo do RelativeLayout. Na sequência, define-se que ele será centralizado horizontalmente em relação ao RelativeLayout pai. Isso é feito configurando layout_centerHorizontal para true. Para finalizar o posicionamento, definimos o espaço que ele tem em relação ao topo do layout. Esse espaço é definido por meio da propriedade layout_marginTop, definida como 15dip (density-independent pixels, lembra?). Com essa última configuração, a View está agora posicionada alinhada com o topo do pai, porém afastada 15 pixels e centralizada horizontalmente. Lembre-se que essas propriedades são alteráveis em qualquer direção (alignParentBottom, marginLeft, centerVertical, entre outros...). Para se familiarizar com todos esses comandos, lembre-se de utilizar o autocompletar do código no Android Studio (Ctrl+Espaço).

As próximas propriedades definidas dizem respeito ao texto. A primeira delas, gravity, como já foi visto anteriormente, define o posicionamento de um elemento de View dentro de seu espaço. No caso da View estudada, o texto está sendo definido como center, ou seja, centralizado. Outros valores são possíveis para esse atributo, assim como a combinação de valores, utilizando o caractere |. Um exemplo seria o valor “top|right” para posicionar o componente alinhado ao topo e a direita, simultaneamente.

A propriedade seguinte, text, é a propriedade que indica qual será o texto exibido no TextView inserido. Essa propriedade deve ser configurada preferencialmente utilizando um valor do arquivo strings.xml. O arquivo strings.xml é um arquivo padrão dos projetos Android, localizado na pasta res\values, e que deve ser o responsável por guardar todas as strings que são mostradas ao usuário em uma aplicação Android. Esse arquivo existe para facilitar a internacionalização de aplicações. Caso o usuário queira traduzir uma aplicação por completo, basta alterar todos os valores contidos nesse arquivo e a aplicação terá novos textos, sem precisar mudar nada no código dela. No Android Studio, você pode escrever uma mensagem em texto plano e então selecionar a mensagem e apertar Alt + Enter. Isso irá abrir um menu com a opção “Extract String Resource”. Ao clicar nessa opção, você será solicitado um nome para a string a ser extraída e então esta será automaticamente colocada no arquivo strings.xml sob o nome indicado e substituída no local. Uma vez extraída a string, basta referenciá-la como já fizemos com arquivos de outro tipo. No caso da nossa aplicação, utilizamos “@string/welcome_msg”, onde welcome_msg é o nome que a string foi salva dentro do arquivo strings.xml.

As três últimas propriedades definem o tamanho da fonte, o estilo e a cor. A propriedade textSize define, em pixels, o tamanho da fonte a ser utilizada no TextView, enquanto textStyle define se a fonte será normal, itálica ou em negrito, e, por último, textColor define a cor do texto. No caso do nosso TextView, a fonte é mostrada em tamanho 20sp, em negrito e na cor branca (#FFF).

Agora que já vimos todas as propriedades utilizadas no nosso TextView, vamos adiante. O próximo passo é aprender como adicionar os campos de texto para que o usuário possa inserir o seu usuário e senha para realizar o login.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados