Cursos / Informática para Internet / Dispositivos Móveis / Aula

arrow_back Aula 05 - Interfaces Gráficas II

RelativeLayout

O RelativeLayout posiciona os componentes da interface gráfica de maneira relativa ao componente pai, ou em relação a outro componente. Para utilizar esse componente como base da nossa interface, devemos fazer a declaração (vista na Listagem 1) no XML que será carregado em nossa Activity.

Listagem 1 - RelativeLayout

Esse código define o RelativeLayout que será utilizado em nossa interface. Perceba que apenas as propriedades básicas estão definidas. A primeira mudança que iremos fazer nessa interface gráfica é a mudança da cor de fundo. Para fazer essa mudança, utilizaremos a propriedade android:background. Perceba que essa propriedade recebe tanto cores, quanto arquivos de imagem que estejam, preferencialmente, salvos na pasta res/drawable, dentro do seu projeto Android. Como na nossa aplicação estaremos apenas mudando a cor de fundo, utilizaremos uma cor para essa propriedade. No XML, as cores são definidas como #RGB, #ARGB, #RRGGBB ou #AARRGGBB, onde o R vem de Red (vermelho), o G de Green (verde), o B de Blue (azul) e o A de Alpha, que representa o nível de transparência da cor. Quanto maior o alpha, mais da cor será utilizada, e quanto menor, mais transparente irá ficar. Todos os valores são definidos em hexadecimal, ou seja, de 0 a F, sendo A = 10, B = 11, ..., F = 15. Para a nossa aplicação, utilizaremos o sistema mais simples, o #RGB, com valores #007. A nova propriedade, então, fica:

Listagem 2 - Propriedade para alterar o background com uma cor azul

Caso queira utilizar uma imagem como plano de fundo na sua interface, o parâmetro da propriedade background deverá indicar o caminho da sua imagem. Supondo que o arquivo a ser carregado seja o icon.png, salvo na pasta drawable, o parâmetro da propriedade background seria “@drawable/icon”.

Agora que temos o XML da nossa aplicação, vamos carregá-lo na nossa Activity principal para começarmos a utilizá-lo. O arquivo se chama activity_main.xml e seu carregamento na classe MainActivity.java, através do método setContentView(R.layout.activity_main), pode ser visto na Listagem 3.

Listagem 3 - Carregando a interface na Activity principal

Para suporte ideal a todos os diferentes tipos de tela, o desenvolvedor pode criar imagens específicas para cada resolução suportada e colocar essas imagens na pasta relativa àquela resolução, com o mesmo nome de arquivo em todas as pastas. Uma vez feito isso, basta referenciar a imagem, como citado anteriormente, sem o indicador de resolução. O Android se responsabilizará por encontrar automaticamente a melhor imagem a ser utilizada, durante a execução do programa.

Com o layout carregado na nossa Activity, podemos, então, começar a criar a nossa tela de login. Vamos a ela!

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados