Cursos / Informática para Internet / Dispositivos Móveis / Aula
O EditText é o componente responsável por receber entrada de texto do usuário. É através desse componente que o usuário vai inserir o login e a senha para se autenticar em nossa aplicação. Vejamos, na Listagem 5, o código que declara ambos os componentes e vamos inseri-lo dentro do RelativeLayout do XML.
Listagem 5 - EditText de login e senhaVemos que ambos os componentes tem as propriedades de layout bem semelhantes às que já vimos anteriormente, sendo posicionando na tela como necessário. A grande diferença que vemos nas propriedades de layout desses componentes, em relação aos já vistos anteriormente, é a utilização de referências à outras Views para o posicionamento dos componentes. Em ambos, podemos ver a propriedade layout_below indicando o posicionamento do EditText em relação a outra View previamente identificada. O EditText login está posicionado abaixo do componente com ID welcome_msg, que é o TextView, enquanto o EditText de senha está localizado abaixo do componente com ID login_text, que é o campo de login.
Passando dos atributos de layout, vemos, então, os atributos que são pertinentes a um EditText. Em ambos os componentes, temos o atributo hint configurado com uma string. Esse atributo é responsável por colocar uma string dentro do EditText para auxiliar o usuário quanto ao objetivo daquele componente. Essa palavra fica em uma cor mais clara que o texto e some assim que o usuário insere dados no EditText. Ela aparece apenas caso o EditText esteja vazio. É importante utilizar esse atributo para facilitar a compreensão da aplicação por parte do usuário final.
Outro atributo utilizado em ambos os campos é o atributo maxLines. Como o nome diz, esse atributo indica a quantidade máxima de linhas que devem compor aquele EditText. Com esse atributo configurado para 1, o Android trata para que não seja possível adicionar quebras de linha ou mesmo textos de múltiplas linhas dentro do campo marcado com essa configuração. Há também algumas propriedades que podem deixar o campo com múltiplas linhas, configurando quantas linhas ele terá de tamanho mínimo ou máximo, por exemplo. Para ver mais sobre essas propriedades, utilize o autocompletar do Android Studio dentro do componente EditText e navegue pela lista completa, ou acesse a documentação oficial do Android.
No EditText de senha, a propriedade longClickable colocada como false indica que o componente não vai responder caso o usuário toque nele por um período maior de tempo, ou seja, não será possível abrir um menu de opções para aquele campo. Com isso, evitamos uma das maneiras de copiar os dados do campo, não permitindo que a senha possa ser copiada e/ou colada.
Por fim, a última propriedade importante que veremos para os EditTexts é o inputType. Essa propriedade define qual será o tipo de dado que pode ser digitado no campo do EditText. No caso do EditText de senha, o inputType é configurado para textPassword, indicando que aquele campo é um campo de senha e os caracteres ali digitados devem ser ocultados. Agora que já somos capazes de adquirir informações do usuário, vamos estudar como declarar botões em nosso layout.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados