Cursos / Informática para Internet / Dispositivos Móveis / Aula

arrow_back Aula 02 - Ambiente de desenvolvimento

Criando nosso primeiro projeto Android

Agora que conhecemos o ambiente de desenvolvimento, vamos aprender a criar um projeto Android novo e como definir suas propriedades iniciais. Inicialmente, vá no menu File > New > New Project. Em seguida, será exibida uma tela, como na Figura 12, onde você deve informar:

  • Application Name: o nome do aplicativo;
  • Company Domain: o domínio utilizado para os aplicativos de sua companhia;
  • Package Name: o nome do pacote da aplicação. Geralmente utilizamos o site da aplicação ou do desenvolvedor para nomear o pacote. Por exemplo, para uma aplicação chamada MeuAplicativo e que possui o site “www.meuaplicativo.com.br”, podemos nomear o pacote como br.com.meuaplicativo. Note que a convenção é utilizar um endereço web que pertença ao desenvolvedor, de traz para frente;
  • Project Location: o local onde o projeto será criado no disco local da máquina. Lá estarão os arquivos que forem sendo criados ao longo do projeto.
Figura 12 - Propriedades iniciais do projeto Android
Propriedades iniciais do projeto Android

Em seguida, ao clicar em next, um novo conjunto de opções será exibido, então você deverá escolher qual o alvo da aplicação. Os alvos possíveis são Telefone e Tablet, Relógios, TVs, Automóveis e Óculos. Ao escolher para qual tipo de dispositivo deseja-se desenvolver, deve-se indicar a versão Android mínima que poderá executar o aplicativo criado.

Perceba que nessa tela apresentada há um link escrito Help Me Choose. Ao clicar nesse link, você verá uma tela como a exibida na Figura 13, a seguir, que demonstra a porcentagem de usuários do Android que você conseguirá atingir ao desenvolver uma aplicação utilizando aquela versão, bem como as funcionalidades que foram adicionadas na versão. Essa tela é muito interessante para que vocês possam decidir a versão que irão atuar. Também podemos ver nela que, escolhendo a API 16, estaremos atingindo 95,2% dos usuários Android, que é uma quantidade bastante relevante! Por isso manteremos essa como a oficial de nosso curso.

Figura 13 - Distribuição de utilização entre versões do Android.
Distribuição de utilização entre versões do Android.
Fonte: Captura de tela do Android Studio

Ao clicarmos em next, seguiremos para o próximo passo, em que deveremos escolher o tipo de Activity que será a tela inicial da aplicação. Por enquanto, escolhemos Blank Activity e clicamos em next.

A última tela solicita informações relacionadas à criação da Activity que escolhemos como inicial. Insira um nome para esta Activity inicial e finalize a criação do projeto. Seu aplicativo será criado com uma tela inicial com um texto “Hello World” e em seguida você já poderá executar a aplicação no emulador normalmente.

Nas próximas aulas iremos aprender como criar nossos layouts personalizados e integrá-los com o resto da aplicação. Até lá!

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados