Cursos / Informática para Internet / Dispositivos Móveis / Aula

arrow_back Aula 02 - Ambiente de desenvolvimento

Criando nosso primeiro projeto Android

Agora que conhecemos o ambiente de desenvolvimento, vamos aprender a criar um projeto Android novo e como definir suas propriedades iniciais. Inicialmente, vá no menu File > New > New Project. Em seguida, será exibida uma tela, como na Figura 12, onde você deve informar:

  • Application Name: o nome do aplicativo;
  • Company Domain: o domínio utilizado para os aplicativos de sua companhia;
  • Package Name: o nome do pacote da aplicação. Geralmente utilizamos o site da aplicação ou do desenvolvedor para nomear o pacote. Por exemplo, para uma aplicação chamada MeuAplicativo e que possui o site “www.meuaplicativo.com.br”, podemos nomear o pacote como br.com.meuaplicativo. Note que a convenção é utilizar um endereço web que pertença ao desenvolvedor, de traz para frente;
  • Project Location: o local onde o projeto será criado no disco local da máquina. Lá estarão os arquivos que forem sendo criados ao longo do projeto.
Propriedades iniciais do projeto Android

Em seguida, ao clicar em next, um novo conjunto de opções será exibido, então você deverá escolher qual o alvo da aplicação. Os alvos possíveis são Telefone e Tablet, Relógios, TVs, Automóveis e Óculos. Ao escolher para qual tipo de dispositivo deseja-se desenvolver, deve-se indicar a versão Android mínima que poderá executar o aplicativo criado.

Perceba que nessa tela apresentada há um link escrito Help Me Choose. Ao clicar nesse link, você verá uma tela como a exibida na Figura 13, a seguir, que demonstra a porcentagem de usuários do Android que você conseguirá atingir ao desenvolver uma aplicação utilizando aquela versão, bem como as funcionalidades que foram adicionadas na versão. Essa tela é muito interessante para que vocês possam decidir a versão que irão atuar. Também podemos ver nela que, escolhendo a API 16, estaremos atingindo 95,2% dos usuários Android, que é uma quantidade bastante relevante! Por isso manteremos essa como a oficial de nosso curso.

Distribuição de utilização entre versões do Android.

Ao clicarmos em next, seguiremos para o próximo passo, em que deveremos escolher o tipo de Activity que será a tela inicial da aplicação. Por enquanto, escolhemos Blank Activity e clicamos em next.

A última tela solicita informações relacionadas à criação da Activity que escolhemos como inicial. Insira um nome para esta Activity inicial e finalize a criação do projeto. Seu aplicativo será criado com uma tela inicial com um texto “Hello World” e em seguida você já poderá executar a aplicação no emulador normalmente.

Nas próximas aulas iremos aprender como criar nossos layouts personalizados e integrá-los com o resto da aplicação. Até lá!

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados