Cursos / Informática para Internet / Dispositivos Móveis / Aula

arrow_back Aula 02 - Ambiente de desenvolvimento

Estrutura dos projetos Android

Em um projeto Android, temos uma organização padrão de pastas para os arquivos de código, recursos e configurações do aplicativo. Utilizando o projeto de exemplo da sessão anterior, vamos analisar o que são cada uma dessas pastas e onde devemos colocar os arquivos criados. A aba que aparece ao lado esquerdo no Android Studio mostra a organização das pastas para o projeto BasicNotifications, como mostra a Figura 11.

Organização dos arquivos do projeto Basic Notification.
  • Pasta java: A pasta java é onde colocamos as classes Java da nossa aplicação, contendo nosso código fonte.
  • Pasta res: A pasta res (resources) é onde ficam os arquivos de layout, imagens, XML de configuração, XML com strings internacionalizáveis, sons, etc. A pasta res, juntamente com a pasta src, são as pastas mais utilizadas da aplicação. Todos os arquivos que não são arquivos de código Java ficam na pasta res, e podemos separá-los de acordo com as configurações dos dispositivos onde a aplicação será executada. Sendo assim, as classes Java da pasta src fazem uso dos arquivos de recursos da pasta res, gerando uma aplicação mais robusta e que possa ser utilizada em diversos dispositivos com características diferentes. Dentro da pasta res podemos encontrar outras pastas, como drawable, layout, e values. Podemos ter mais ou menos pastas, com ou sem modificadores, mas geralmente essas três pastas estarão presentes.
  • A pasta res/drawable é onde colocamos as imagens. Notem que há diferentes pastas drawable no nosso projeto exemplo. Essas diferentes pastas trazem imagens com diferentes resoluções, sendo usadas para aparelhos com tamanhos de telas diferentes, por exemplo, drawable-hdpi (alta resolução), drawable-land (formato de tela landscape), etc. Por enquanto, utilizaremos a pasta padrão drawable sem nenhum modificador.
  • A pasta res/layout é onde ficam os arquivos XMLs que formam o layout das telas de nossa aplicação. Também podemos ter modificadores específicos para diferentes telas, mostrando layouts diferentes para cada tipo de tela. Um exemplo útil é utilizar um layout para uma tela de smartphone padrão e outro layout diferente para uma tela de tablet. Por enquanto, também utilizaremos somente a pasta layout padrão, sem nenhum modificador.
  • A pasta res/values contém os arquivos de Strings ou outros valores que podem ser usados na aplicação. Muito útil quando queremos criar uma aplicação que suporte vários idiomas. Para isso, criamos diferentes arquivos com as Strings para diferentes idiomsa que queremos na aplicação.

Veremos mais detalhes sobre o uso de diferentes recursos para aparelhos com características diferentes adiante no curso, na aula sobre recursos

  • Pasta manifests, contendo o arquivo AndroidManifest.xml: Este arquivo contém informações sobre nossa aplicação, como versão da aplicação, desenvolvedor, versão mínima do Android para que a aplicação seja executada, permissões necessárias para instalação, telas e serviços disponíveis, etc. São informações essenciais e que devem ser registradas pelo desenvolvedor sempre que necessário.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados