Cursos / Informática para Internet / Dispositivos Móveis / Aula

arrow_back Aula 02 - Ambiente de desenvolvimento

Emulando uma aplicação

Emular uma aplicação desenvolvida no Android Studio em Android Virtual Device é uma tarefa bem simples, facilitada pela própria IDE! Ele facilita esse processo, pois se encarrega de compilar e instalar a aplicação direto no emulador. Com a aplicação instalada, você já está pronto para testá-la. Caso você não tenha um emulador compatível com a aplicação aberto, porém, já tenha um criado no AVD um dispositivo que seja compatível com a aplicação, o Android Studio se encarrega de abrir esse dispositivo e instalar a aplicação, fazendo a maior parte do trabalho para você.

Como não temos ainda uma aplicação desenvolvida para ver como esse processo funciona, utilizaremos uma das aplicações que já são fornecidas junto ao SDK do Android, como vimos anteriormente.

Para instalar uma aplicação no emulador, basta clicar no botão de play (atalho shift+F10). Após clicar nessa opção, uma tela para escolher onde o projeto será instalado surgirá. É possível utilizar um dos AVDs já em execução ou lançar um novo emulador. O importante é que o alvo escolhido seja compatível com a versão da aplicação. Após selecionar o AVD a ser iniciado, é só aguardar o carregamento do mesmo e a instalação da aplicação. A Figura 10 mostra como o emulador aparecerá em sua tela, após finalizar o carregamento.

Tela do emulador, após ter sido carregado.

Após destravar a tela, a aplicação executada já estará em primeiro plano e pronta para ser testada. Você deve utilizar o mouse para interagir com o emulador, simulando toques na tela com cliques.

Com isso, temos a IDE configurada e pronta para uso, bem com o conhecimento necessário para testar as nossas aplicações dentro de um emulador. Vamos agora conhecer um pouco mais sobre os projetos Android dentro do Android Studio, conhecendo sua estrutura e também como é feita a criação de um novo projeto.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados