Cursos / Informática para Internet / Dispositivos Móveis / Aula
Agora que a aplicação já está finalizada, podemos ter certeza de todos os recursos que ela está utilizando. Baseado nisso, é preciso definir no Manifest e no Gradle cada um desses recursos para que o Android possa dar permissão ao aplicativo de utilizá-las. Revise cada uma das permissões que o aplicativo precisa, garantindo que todas foram declaradas.
Em seguida, atente para o nome e o ícone da aplicação. Verifique se a propriedade de label do Manifest está definida corretamente, bem como a propriedade icon. Essas são as propriedades responsáveis por definir o nome e o ícone que será mostrado pela aplicação no menu dos usuários que a instalarem. Garanta que ambos estão corretamente definidos.
Outras duas propriedades importantes a serem definidas são as propriedades de versão do Android a qual a aplicação se destina. Ao configurar os atributos android:minSdkVersion e android:targetSdkVersion, o desenvolvedor é capaz de comunicar aos usuários a qual versão do Android aquela aplicação se destina, assim como quais são as versões em que a aplicação deve funcionar corretamente. Esses dois atributos ajudam o usuário a escolher se a aplicação está de acordo com seu aparelho, bem como ajuda o Google Play a filtrar os usuários que verão a aplicação.
Por fim, outro par de atributos muito importante de se configurar no AndroidManifest e Gradle são android:versionCode e android:versionName. O atributo android:versionCode é o atributo responsável pela indicação da versão atual do aplicativo. É por meio desse atributo que indicamos aos usuários quando um aplicativo instalado no aparelho necessita ser atualizado (através de um processo feito automaticamente pelo Google Play). É sempre interessante que esse atributo seja utilizado de forma sequencial, para que o aplicativo tenha suas versões bem estabelecidas. Já o atributo android:versionName indica ao usuário e ao Play qual o nome da versão atual. Diversos sistemas de nomeação de versões são utilizados em aplicações. Escolha um e procure segui-lo durante a vida de seu aplicativo. Um exemplo seria utilizar a versão como x.y.z, onde x indica a versão do aplicativo, y indica atualizações de aprimoramento dessa versão e z indica atualizações corrigindo erros da versão atual. Lembre-se que esse é apenas um exemplo e que qualquer sistema de nomeação de versões pode ser utilizado para esse atributo. Com esses atributos, finalizamos a configuração do Manifest e do Gradle e temos mais uma parte do nosso código na versão final para o lançamento. Vamos ao próximo passo.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados