Cursos / Informática para Internet / Dispositivos Móveis / Aula

arrow_back Aula 15 - Distribuição de Aplicações

Monetizando sua Aplicação

Além de vender nossas aplicações, também há outras formas de monetizá-las, gerando algum lucro ao desenvolvedor. Abordaremos brevemente cinco formas de monetização de aplicações: venda da aplicação, distribuição gratuita com venda de funcionalidades adicionais (Freemium Apps), assinaturas, comércio eletrônico dentro da aplicação, utilização de propaganda.

Venda de Aplicações Completas

Cobrar para que os usuários transfiram seus apps é um modelo simples e de conveniente monetização. Após criar sua conta do Google Play, você pode definir os preços para seus aplicativos no Console do Desenvolvedor. Opcionalmente, você pode incluir publicidade ou vender recursos adicionais dentro da aplicação.

Este modelo pode funcionar bem para qualquer aplicativo ou jogo, e pode ser particularmente relevante para aplicativos com características extensas ou para um nicho específico do mercado. É indicado para certas categorias de aplicativos, como jogos para crianças, que devem ser adquiridos uma única vez, ao invés de vender produtos dentro da aplicação.

No entanto, esse modelo pode limitar seu potencial de uso, particularmente em mercados ainda em desenvolvimento, em que as pessoas não costumam pagar por aplicações. Estatísticas indicam que você pode ser capaz de atingir uma maior receita usando outras formas de monetização, como Freemium Apps, Assinaturas ou Propaganda.

Freemium Apps – Aplicações Gratuitas com Venda de Recursos Adicionais

Os usuários são mais propensos a baixar aplicativos e jogos gratuitos em comparação aos pagos. No entanto, você pode usar outras maneiras de rentabilizar os Apps gratuitos, como a venda de recursos adicionais dentro do próprio App. Você pode vender produtos digitais de tempo ilimitado (duráveis) ou consumíveis (que irão acabar). Os itens duráveis sempre estarão disponíveis para o usuário quando forem comprados, tais como características adicionais do App. Os itens consumíveis podem ser usados progressivamente ou expirarem após um período de tempo, como add-on de jogos, ou compra de notícias e informações. Uma abordagem básica é oferecer um download gratuito com recursos limitados ou recursos completos por um tempo limitado. Em seguida, use a venda dos recursos para desbloquear o aplicativo completo, ilimitado.

Assinaturas de Serviços

Assinaturas fornecem uma excelente oportunidade para criar fluxos de receita contínua. As assinaturas são semelhantes aos recursos digitais oferecidos pela venda dentro de Apps Freemium, só que elas são disponibilizadas de forma recorrente mensal ou anual.

Quando os usuários compram assinaturas em seus aplicativos, o Google Play lida com todos os detalhes da venda para que os Apps não precisem processar diretamente as transações financeiras. O Google Play processa todos os pagamentos para assinaturas através do Google Wallet, exatamente como faz com os aplicativos pagos ou com os recursos vendidos dentro de um app Freemium.

Como estratégias, você pode oferecer seus Apps com uma assinatura básica, ou usando uma assinatura gratuita para avaliação, permitindo que os usuários explorem o aplicativo e seu conteúdo antes de assiná-lo. Uma abordagem mais avançada é oferecer, dentro de seus aplicativos, recursos específicos gratuitos e itens que precisem de assinatura.

E-Commerce

Você pode usar essa opção quando seu aplicativo é uma loja ou oferece produtos de terceiros para venda. Desta forma, você pode cobrar uma taxa pela venda de cada produto dentro do aplicativo. Você também pode combinar essa estratégia com seus aplicativos pagos ou Freemium, oferecendo produtos relacionados à aplicação.

Propaganda

Anúncios podem ser uma maneira rápida e fácil de lucrar mais, inclusive em comparação com aplicativos Freemium, pagos ou com assinatura. Esta é uma abordagem que vem sendo bastante utilizada e que pode gerar um bom lucro.

O Google disponibiliza alguns SDKs (AdMob e Google Mobile Ads SDK) para utilização de anúncios que serão convertidos em dinheiro, e pagos pelo próprio Google. Eles permitem que você possa adicionar publicidade aos seus aplicativos com apenas algumas linhas de código. A pergunta é: qual é o modelo que obtém os melhores resultados para seu aplicativo?

As ferramentas de anúncio do Google ajudam a descobrir qual combinação funciona melhor para seu público. Vinculando suas contas AdMob e Google Analytics você consegue obter mais informações e melhores resultados sobre as propagandas no seu aplicativo. Faça uma análise da forma ideal de distribuição da sua aplicação e siga em frente.

Com isso, finalizamos nossa aula e, consequentemente, nossa disciplina. Espero que tenha aprendido tanto quanto eu e seja, agora, capaz de passar por todas as etapas do desenvolvimento de uma aplicação Android! Sabemos que alguns temas não puderam ser abordados, mas a base adquirida durante esse curso é bastante para que qualquer outro conteúdo seja absorvido com um pouco de pesquisa e um pouco de dedicação.

Foi um prazer imenso ter a sua atenção e até uma próxima oportunidade!

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados