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arrow_back Aula 15 - Distribuição de Aplicações

Publicando no Google Play

A melhor opção para a publicação de uma aplicação é o Google Play. Ele se encarrega das vendas da aplicação, oferece proteções contra a pirataria, faz a divulgação da aplicação, cria uma página personalizada para sua aplicação, com informações pertinentes, bem como faz a gerência completa do número de instalações, dos tipos de dispositivos que estão utilizando sua aplicação e até mesmo dos erros que são gerados durante a aplicação. Ou seja, o Google Play faz todo o trabalho para você, que só tem de se preocupar com fazer a divulgação da aplicação em outros meios e o que fazer com os lucros.

Entretanto, para oferecer tantos serviços e vantagens, o Google Play cobra uma taxa aos desenvolvedores. Essa taxa é cobrada uma vez e custa 25 dólares. Além dessa taxa, 30% do valor final da venda dos aplicativos são destinados à manutenção dos servidores e da operação da loja como um todo. Ou seja, para utilizar o Google Play temos que pagar. Caso as aplicações que você vá distribuir sejam gratuitas, os 30% sobre a venda não serão cobrados. A taxa de 25 dólares, no entanto, sempre é cobrada, uma vez que está atrelada à criação da conta e não à distribuição do aplicativo em si.

Criar uma conta no Google Play é simples. Primeiramente, é necessário criar uma conta Google. Contas já existentes podem ser utilizadas (sua conta do Gmail, por exemplo). Uma vez criada a conta Google, basta acessar o endereço https://play.google.com/apps/publish/ e preencher o cadastro para criação de sua conta. É nesta hora que devemos pagar a taxa de inscrição de 25 dólares, utilizando um cartão de crédito internacional. É importante notar que o titular do cartão de crédito utilizado na criação da conta será considerado o titular da conta.

Assim que a conta for criada, acesse a página de publicação e selecione a opção de disponibilizar um novo aplicativo no Google Play. Ao selecionar essa opção, primeiro preencha todas as informações sobre a aplicação, e, em seguida, o Play irá requisitar que você faça o upload do APK de sua aplicação. Selecione o APK assinado que foi gerado anteriormente e clique em enviar. Em seguida, você verá uma página como a exibida na Figura 3.

Publicando uma aplicação.

É a partir dessa tela que a página de sua aplicação será gerada. Para que ela possa ser mais completa possível, é importante que o maior número de campos dessa página seja preenchido com materiais promocionais. No mínimo, um ícone da aplicação em tamanho grande e duas capturas de tela da aplicação devem ser enviados, juntamente ao texto promocional da aplicação na língua do país em que ela será distribuída e/ou em inglês.

Dentre os campos a serem preenchidos, é importante notar o campo preço. Como está destacado na própria página do Play, um aplicativo que, a qualquer momento, seja distribuído como gratuito não poderá ser distribuído como pago novamente, então, preste atenção ao selecionar essa opção. Caso a opção selecionada seja Pago, preencha o campo com o preço em dólar e utilize a conversão automática para os outros países nos quais a sua aplicação será distribuída. Essa conversão automática facilita o gerenciamento de preços, mesmo com a variação cambial. É importante também selecionar a categoria apropriada para seu aplicativo, pois, assim, a visibilidade dele aumenta e o número de instalações também. Quando todos os campos estiverem preenchidos adequadamente, clique em Salvar, no menu superior, e confira novamente. Caso tudo esteja certo, clique em publicar.

A partir do momento em que o desenvolvedor clica em publicar, a aplicação é enviada ao Play. É necessário algum tempo antes da aplicação ser publicada. Esse tempo fica em torno de 24 horas e é utilizado para que o Google possa certificar sua aplicação e criar a página dela dentro do Play. Assim que a aplicação for publicada, basta procurá-la no Google Play ou divulgar o link do Play, e todos os usuários Android que tiverem dispositivos compatíveis com sua aplicação poderão baixá-la.

Depois de publicado, o aplicativo será mostrado em sua página inicial de desenvolvedor, como visto na Figura 4. A partir dessa tela é possível acessar as diversas estatísticas que o Google Play disponibiliza sobre seu aplicativo, como os modelos dos dispositivos que instalaram a aplicação e o país ao qual eles pertencem. Essas informações são muito precisas e interessantes para atualizações que venham a ser geradas.

Publicando uma aplicação.

Com isso, finalizamos todo o processo de publicação. Vejamos, agora, quais são as alternativas para a disponibilização de aplicações para dispositivos Android.

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