Cursos / Informática para Internet / Dispositivos Móveis / Aula

arrow_back Aula 15 - Distribuição de Aplicações

Reúna os Materiais

Como você deve imaginar, para se lançar uma aplicação não é necessário apenas o código desta aplicação. Outros materiais também são necessários para garantir uma aplicação de qualidade. O primeiro material extra, necessário para a publicação de uma aplicação, é uma chave privada, para, por meio dela, assinar a aplicação. Veremos como gerar essa chave em uma subseção posterior, quando tivermos aprendendo a compilar uma aplicação para distribuição.

Outro material igualmente importante para a publicação de sua aplicação é o ícone dela. O mercado de aplicações está lotado de aplicações com diferentes propósitos, desenvolvidas de diferentes maneiras. Nesse mercado tão cheio, sua aplicação precisa se destacar em relação às outras. Isso é feito, principalmente, por meio do ícone da sua aplicação e da descrição da mesma. Tenha um ícone que se encaixe nos padrões do Android e que chame a atenção do usuário. Também é importante que o ícone seja desenvolvido segundo o guia para desenvolvimento de ícones do Android. Esse guia pode ser encontrado no sítio http://www.google.com/design/spec/style/icons.html#. Perceba que o ícone, nas versões mais atuais do Android, deve levar em consideração, assim como os outros recursos, as diferentes opções de densidade de tela que estão disponíveis. Tendo o ícone da aplicação, deve-se continuar a aquisição dos materiais para o lançamento dela com o desenvolvimento de uma End User License Agreement (EULA). A EULA é uma licença distribuída junto às aplicações para garantir que os usuários que a utilizam concordem com os termos necessários que aquela aplicação impõe. No caso de aplicações pequenas, ou que serão distribuídas apenas para amigos, isso não é exatamente necessário, mas conhecer a existência dessa licença é importante para qualquer desenvolvedor. Pesquise mais sobre a EULA, caso tenha interesse!

Por fim, devem-se reunir os outros materiais que sejam necessários para o lançamento da aplicação. Esses materiais não são necessários para o funcionamento da aplicação, mas sim para a sua divulgação, seja no Google Play ou em qualquer outra forma de distribuição. Dentre esses materiais estão incluídos os textos promocionais da aplicação, vídeos de demonstração, screenshots e qualquer outro material de divulgação que o desenvolvedor julgue necessário. No caso do alvo da aplicação ser o Google Play, alguns desses materiais passam a ser obrigatórios, como uma versão maior do ícone da aplicação, um texto promocional (preferencialmente em inglês, além do idioma padrão) e, no mínimo, duas capturas de tela feitas dentro da aplicação. Esse material serve para ajudar usuários a conhecer melhor o seu aplicativo dentro da loja, antes de comprá-lo ou baixá-lo, e são de grande importância para o sucesso da aplicação. Elabore um texto explicativo e bem escrito que descreva a aplicação. Esse texto será utilizado para que os usuários saibam do que a aplicação se trata.

Uma vez que todos os materiais necessários para o lançamento da aplicação tenham sido adquiridos, podemos prosseguir com a preparação do código para o lançamento. Deixe de lado, por enquanto, a divulgação e vamos voltar a mexer no código da aplicação.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados