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Agora que já sabemos o que é a plataforma Android, como ela funciona internamente e todos os benefícios que ela trouxe ao desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis, podemos então discutir os quatro componentes que estão disponíveis para o desenvolvedor Android;componentes esses que são a base para o desenvolvimento das suas aplicações. Com características bem diferentes e abordando todas as necessidades do desenvolvedor, os componentes nos dão a capacidade de desenvolver aplicações do jeito que desejamos, seja com ou sem interface gráfica, funcionando apenas quando o usuário pedir ou executando a qualquer momento, monitorando atividades diversas. Os quatro componentes são:
A Activity é o componente mais utilizado no desenvolvimento Android, pois é o componente responsável por gerenciar uma tela da aplicação e mostrar uma interface gráfica ao usuário. É através desse componente que se controla a interação entre o usuário e o sistema, através da tela e dos botões do aparelho.
Uma aplicação Android normalmente é formada por diversas Activities que se comunicam entre si e que podem também iniciar uma Activity em outra aplicação. Um exemplo disso seria se o usuário quisesse, ao ouvir uma música em uma aplicação, gerar um tweet sobre qual música está ouvindo. Isso poderia ser feito através de uma Activity da aplicação de músicas iniciando uma Activity na aplicação do Twitter, utilizando as informações da música como texto do tweet.
Apesar de uma aplicação poder ter várias Activities, apenas uma delas é ativada de cada vez. À medida que novas Activities são lançadas, as antigas são paradas momentaneamente, até que o usuário navegue de volta para a Activity que está em segundo plano (volte para a tela anterior, por exemplo), que se torna então novamente ativa. Esse comportamento é padrão e conhecido como ciclo de vida de uma Activity.
PS: Mudança apenas de estrutura para parágrafos menores para facilitar a leitura e escaniabilidade.
Na Figura 2, vemos os métodos padrões que são implementados em cada Activity. Cada um desses métodos representa uma fase na vida da Activity e é chamado pelo próprio Android no momento que lhe é pertinente.
Quando a Activity é criada, automaticamente o sistema Android chama o método onCreate(), que normalmente é utilizado para iniciar as variáveis globais da Activity, assim como os elementos da interface gráfica.
Na sequência, o método onStart() é chamado, indicando que a Activity deve se preparar para ser mostrada na tela. Em seguida, o onResume() indica que a Activity é a que tem o foco no momento.
Após esse último método, a Activity começa então a executar na tela, para o usuário. Caso a mesma seja parcialmente interrompida, o método onPause() é chamado para parar algum componente de Activity que não tenha mais uso em segundo plano.
Se a Activity sair completamente da tela, ela é então parada, através da chamada ao método onStop(). Por fim, caso esteja sendo encerrada, ela é destruída no método onDestroy() e então os recursos que haviam sido alocados para ela são liberados.
Nem todos esses métodos precisam ser obrigatoriamente implementados pelo desenvolvedor em cada Activity, mas saber programar o ciclo de vida das Activities corretamente é tão importante que dedicaremos uma aula inteira mais adiante a essa discussão.
Por agora, apenas tenha em mente como funciona uma Activity e quais eventos devem ser tratados durante sua execução.
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