Cursos / Informática para Internet / Dispositivos Móveis / Aula
O Content Provider, terceiro componente que conheceremos dos quatro disponíveis para Android, é o componente responsável por armazenar, gerenciar e até tornar disponível dados que são de interesse coletivo entre aplicações. Alguns Content Providers são nativos da plataforma Android, criando um conjunto de dados que podem ser acessados por qualquer aplicação. Um exemplo de dados que são compartilhados nativamente são as informações de contatos. Essas informações podem ser acessadas por diversas aplicações para que possam gerar comunicação, seja através de e-mails, SMS, ou mesmo chamadas. Os Content Providers são a maneira mais fácil e segura de compartilhar dados entre aplicações.
É possível criar também Content Providers próprios, além de usar os padrões do Android. Esses Content Providers funcionam da mesma maneira que os nativos e são capazes de compartilhar dados gerados por sua aplicação com outras aplicações. Não é necessário criar um Content Provider para guardar os dados de sua aplicação, a não ser que seja de seu interesse compartilhar os dados gerados.
O funcionamento do Content Provider se assimila ao de um banco de dados relacional. Dentro dele, os dados são armazenados em tabelas e consultados através de um Content Resolver, que executa as operações dentro do Content Provider e retorna ao usuário as informações pertinentes.
Ao implementá-lo ou ao utilizá-lo, deve-se ter em mente que os métodos disponíveis e que devem ser implementados são: query(), insert(), update(), delete(), getType() e onCreate(). O método query() é o responsável por executar as consultas no Content Provider e retornar os resultados a quem fez a chamada. O método insert(), por sua vez, é o método responsável por realizar a inserção de novos dados ao Content Provider. O método update() realiza a atualização de dados já existentes e o delete() os deleta. Esses métodos são os métodos básicos e se assimilam bastante a um banco de dados. Já o método getType() é o responsável por informar ao usuário que tipo de retorno esperar de um determinado caminho de acesso ao Content Provider. Por fim, o método onCreate() funciona como nos outros componentes. É o método responsável por fazer todas as inicializações pertinentes ao Content Provider quando o mesmo é criado.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados