Cursos / Informática para Internet / Dispositivos Móveis / Aula

arrow_back Aula 01 - Introdução ao Android

Programação para dispositivos móveis

Programar para dispositivos móveis traz novos conceitos em relação à programação desktop e web. Como se trata de um dispositivo cujo principal propósito é voltado para a comunicação, alguns cuidados devem ser tomados ao se programar para um dispositivo móvel.

Ao desenvolver para um celular, deve-se ter em mente que a execução do aplicativo está sujeita a interrupções a qualquer momento. O que acontece quando uma chamada é recebida enquanto a aplicação está sendo executada? A chamada deve ter a prioridade, correto? Há boatos que o celular serve, principalmente, para executar e receber chamadas... Mais adiante iremos ver como o Android suporta essas interrupções, mas, desde já, tenha em mente a importância de tratar esses eventos, conhecidos como assíncronos, pois não podemos prever quando irão acontecer.

Outro aspecto importante a se considerar na programação para dispositivos móveis é relacionado à capacidade de armazenamento e memória dos aparelhos. Apesar de toda a evolução que já acontece no mundo dos mobiles, os aparelhos ainda têm uma capacidade bastante inferior aos PCs que estão no mercado. Essa baixa capacidade deve ser levada em conta antes de se pensar em desenvolver um grande jogo ou um programa de grande processamento de dados para celular. Tenha em mente também que hoje em dia podemos desenvolver para relógios ou mesmo televisões que utilizam Android como sistema operacional. Cada um desses aparelhos tem suas próprias limitações em relação ao hardware disponível.

Aplicações de grande qualidade já podem ser, sim, desenvolvidas, mas tenha em mente que você irá trabalhar com recursos bem limitados.

Por fim, citaremos um último problema com o qual podemos nos deparar na aplicação: a descarga da bateria. Esse é um problema um pouco menos controlável, já que é muito improvável desenvolver uma aplicação visando o baixo consumo de bateria especificamente. Ainda assim, é um problema a ser levado em conta. Se você vai desenvolver um aplicativo para funcionar em um celular, tenha em mente que encerramentos por descarga da bateria são uma possibilidade bem mais real que em aplicações desktop. E ainda, se você vai desenvolver um aplicativo que sempre utiliza muitos recursos do aparelho (como GPS, conexão com Internet, etc.), tenha em mente que há convenções de programação específicas que nos ajudam a poupar o consumo da bateria do aparelho através da utilização moderada dessas funcionalidades.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados