Cursos / Informática para Internet / Dispositivos Móveis / Aula

arrow_back Aula 01 - Introdução ao Android

Histórico e motivação

Em outubro de 2003, a Android Inc. foi fundada. Após quase dois anos de trabalho, na ideia de criar uma plataforma de código aberto para celular, a Android Inc. foi comprada pela Google e passou então a ser parte da gigante da informática. Mais dois anos para frente, no final de 2007, foi criada a Open Handset Alliance, unindo um grupo de empresas que tinha interesse no desenvolvimento de uma plataforma de código aberto e livre utilização para dispositivos móveis. Empresas desenvolvedoras de microchips, de softwares e também gigantes do mercado de dispositivos móveis estavam no grupo inicial. No fim de 2008, finalmente a primeira versão completa e de código aberto do Android é liberada e começa aí a real história do que hoje em dia é a maior plataforma em smartphones ativos no mundo.

Por que programar para Android?

Atualmente, a Google estima que existam mais de dois bilhões de aparelhos Android ativos em todo o mundo, e cerca de dois milhões de novos aparelhos sendo ativados diariamente no planeta. Através do Google Play, a loja de aplicativos da Google, é possível disponibilizar os aplicativos criados para grande parte desses usuários. Como o Google Play que conta com aproximadamente dois bilhões de usuários ativos, disponibiliza a opção de distribuição paga de aplicativos, além da distribuição gratuita, é possível ganhar algum dinheiro em cima de uma boa ideia, que seja capaz de se destacar entre os aplicativos que estão atualmente disponíveis.

Além disso, com a difusão cada vez maior de tablets e smartphones, muitas empresas precisam atacar também esse mercado. Sites estão buscando desenvolver aplicativos para melhor atender seus clientes; revistas estão criando versões digitais, distribuídas através das lojas de aplicativo para plataformas móveis; pequenas empresas de jogos estão surgindo para essas plataformas, uma vez que ainda têm espaço para jogos menores, os quais podem ser desenvolvidos por poucos desenvolvedores e artistas. Todo esse mercado está aberto para novos desenvolvedores, pois, por se tratar de uma tecnologia relativamente nova, há uma carência de pessoas capacitadas.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados