Cursos / Informática para Internet / Desenvolvimento Web II / Aula

arrow_back Aula 06 - AJAX: Interação com o Servidor

Comunicação AJAX entre cliente e servidor

Tanto na disciplina de Web I como nas aulas anteriores, você foi apresentado a um modo de desenvolver aplicações Web onde o código dos dados fica separado do código da interface e já foi mostrado que existem uma série de vantagens em se desenvolver dessa forma. Devido à simplicidade dos dados trafegados e também ao intuito de simplificar seu primeiro contato com AJAX, nas aulas anteriores, os dados trafegados via AJAX foram formatados de modo bastante simples, utilizando apenas ponto e vírgula para separar o nome de cada livro, está lembrado?

Na requisição enviada ao servidor para obter a lista de livros da categoria selecionada: http://localhost:8080/AulasAjax1/Controlador/Ajax

A cabana;A Ilha sob o mar;Querido John;Fallen;A ultima música;Caminhos da lei;Os homens que não amavam as mulheres;A ilusão da alma;Amante desperto;O castelo dos Pirineus;

Apesar de funcionar, o formato de dados utilizado pode não se adequar para casos em que os dados trafegados sejam mais complexos. Por exemplo, pense em como você faria para enviar os dados de uma lista de livros contendo os seguintes campos para cada livro:

  • Nome do livro
  • Nome (s) do (s) autor (es)
  • Editora
  • Edição
  • ISBN
  • Preço
  • Sinopse
  • Assunto

Apesar de ser possível usar um formato apenas com pontos e vírgulas, esse formato, provavelmente, seria bastante confuso e complexo. Desse modo, usamos formatos de dados mais elaborados, como você verá ao longo desta aula.

Além de serem facilmente visualizados e editados por meio de um editor de texto comum (como, por exemplo, o programa bloco de notas do Windows), também veremos que os padrões apresentados no decorrer desta aula  ajudam a promover a interoperabilidade entre plataformas e linguagens distintas. Para tanto, precisamos saber que interoperabilidade é a capacidade de um programa se comunicar com outros, mesmo com aqueles construídos em linguagens diferentes (C, C++, Python etc.) ou para rodar em plataformas distintas (Windows ou Linux, desktop ou dispositivo móvel etc.).

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados