Cursos / Informática para Internet / Desenvolvimento Web I / Aula

arrow_back Aula 01 - Ambiente de desenvolvimento para Web em Java

Iniciando o servidor Web e rodando a aplicação II

Na visão Internal Web Browser que será aberta (parte inferior da Figura 19), digite a URL <http://localhost:8080/aula> e pressione a tecla enter. Isso fará com que a página web representada pelo arquivo JSP seja carregada e apresentada, como mostrado na Figura 19. Isso porque ao colocar a URL <http://localhost:8080/aula>, estamos solicitando que o navegador web acesse o próprio computador (localhost), usando a porta 8080 do computador (porta padrão de instalação do Tomcat), acessando o conteúdo de /aula (pasta WebContent do projeto “aula” criado no Eclipse). O conteúdo do arquivo index.jsp será mostrado porque, quando não indicado um nome do arquivo na URL, o servidor por padrão busca por arquivos como index.html e index.jsp. Da mesma forma, você pode copiar a URL (http://localhost:8080/aula) e colocar no seu navegador preferido (Google Chrome, Firefox, etc) que a página será exibida.

Você pode acessar a página web criada através de qualquer navegador, fora do Eclipse. Para isso, você pode copiar a URL (http://localhost:8080/aula) e colocar no seu navegador preferido (Google Chrome, Firefox, etc) que a página será exibida.

Acessando o sistema web criado pelo projeto “aula”

Viu como foi fácil?!

Por último, vamos dar uma olhada na estrutura do projeto que foi criado (ver Figura 20). Perceba que toda a estrutura da aplicação web foi criada pelo plugin do WTP, inclusive o descritor de implantação (deploy) web.xml, cuja função você estudará em uma aula mais à frente. Para seguirmos incrementando nossa aplicação, você verá, na próxima aula, que criaremos os chamados Servlets na pasta Java Resources / src. Os nossos arquivos JSPs, imagens, css, js, continuarão sendo criados dentro da pasta WebContent, que é a pasta raiz da nossa aplicação web. Perceba também que existe um item no nosso projeto chamado Deployment Descriptor. Ao clicar nele automaticamente será aberto o arquivo web.xml.

Estrutura de pastas do projeto criado no Eclipse

Pronto, concluímos a configuração do Eclipse, Apache Tomcat, JDK e do nosso ambiente de desenvolvimento. Muito fácil, não é?

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados