Cursos / Informática para Internet / Desenvolvimento Web I / Aula

arrow_back Aula 01 - Ambiente de desenvolvimento para Web em Java

Configurando nosso ambiente

Bom, agora tudo foi instalado, falta apenas configurar nosso ambiente. Para isso, execute o arquivo eclipse.exe que está em Documentos\eclipse. É interessante criar um atalho na área de trabalho para este arquivo, pois este ambiente será utilizado durante todo o curso. Assim que você executar esse arquivo, uma janela como a mostrada na Figura 1 será exibida pedindo que você escolha o seu workspace (pasta de trabalho padrão para os projetos Java). Neste caso, vamos criar um diretório chamado workspace em Documentos\desen e escolhê-lo. Se quiser, marque a opção “Use this as the default and do not ask again” para que essa informação não seja perguntada novamente, toda vez que o Eclipse for iniciado.

 Selecionando a pasta de trabalho para o Eclipse

Feito isso, a próxima janela a ser exibida é mostrada na Figura 2. Nela você encontrará algumas opções para quem é iniciante, porém vamos direto para a opção workbench (opção indicada figura abaixo), pois essas opções podem ser exibidas a qualquer momento.

Tela inicial do <span class='italico'>Eclipse</span>

Pronto, agora estamos vendo o nosso ambiente de desenvolvimento que, de agora em diante, nos acompanhará na execução das nossas atividades.

Bom, antes de instalarmos o Eclipse, nós instalamos o JDK e o Apache Tomcat. E agora, como integrar o JDK e o Apache Tomcat com o Eclipse? Com relação ao JDK, não precisamos nos preocupar, pois o Eclipse, ao ser executado, descobre através do sistema operacional onde o JDK foi instalado, então nenhuma configuração é necessária.

E o Apache Tomcat? Bom, A versão do Eclipse que nós baixamos e instalamos é uma versão para desenvolvedores JEE - desenvolvimento web, entre outras coisas - e nesta versão ela vem com um plugin chamado Web Tools Platform (WTP). Esse plugin permite a integração do Eclipse com a maioria dos servidores JEE do mercado, entre eles o Apache Tomcat. Para que essa integração funcione, temos que informar ao plugin onde o Apache Tomcat foi instalado, então vamos lá:

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados