Cursos / Informática para Internet / Desenvolvimento Web I / Aula

arrow_back Aula 01 - Ambiente de desenvolvimento para Web em Java

Baixando e instalando os softwares necessários

Dos três softwares mencionados na apresentação, o que você realmente precisa para executar um sistema Java web é do Apache Tomcat, que é uma implementação de código aberto para os ambientes de Servlets e JSP, e o do JDK, que traz consigo as classes padrão Java e a máquina virtual para compilar e executar código Java. O Eclipse é apenas uma ferramenta que facilita o nosso desenvolvimento, mas nada nos impediria de construirmos nossas aplicações sem ele (por exemplo, usando um editor de texto e um terminal de comandos). Porém, o esforço e o tempo de construção de programas Web são bem menores usando ambientes de desenvolvimento como o Eclipse.

Pois bem, comecemos por fazer o download e instalar o JDK versão 8 na seguinte URL: <http://www.oracle.com/technetwork/pt/java/javase/downloads/index.html>. Na opção “JDK” clique em Download e em seguida, na lista de Downloads na sessão “Java SE Development Kit 8u152”, marque a opção “Accept License Agreement” para que os arquivos fiquem disponíveis para serem baixados. Selecione a versão adequada para o seu sistema operacional (No caso do Windows deve ter o nome similar a “jdk-8u152-windows-x64.exe”) e uma vez concluído o download, vamos agora instalar o JDK. Para isso, use a instalação padrão, sem maiores intervenções.

Depois de instalar, vamos baixar da Internet e descompactar o Apache Tomcat, um dos servidores web mais conhecidos no mercado. Para isso acesse a seguinte URL: <https://tomcat.apache.org/download-80.cgi>. Apesar de ter uma versão para instalação automática (um executável), é interessante instalar o Apache Tomcat através do arquivo compactado (.zip), já que iremos ativar e desativar o Tomcat apenas através do Eclipse. Basta então baixar o arquivo zip indicado para o seu sistema operacional e descompactá-lo no diretório de sua preferência. Para efeito de padronização, crie uma pasta chamada “desen” dentro sua pasta “Documentos”. Essa pasta “desen” será utilizada para guardar as ferramentas que iremos utilizar. Assim, ao término deste passo, você terá uma pasta chamada apache-tomcat-X.X.XX (onde X.X.XX é o número da versão do tomcat que você baixou, utilizamos neste curso a versão apache-tomcat-8.5.24) dentro da pasta “desen”. Tenha cuidado para não baixar a versão 8.0.X do tomcat pois essa já está com seu fim de vida anunciado e a versão 9.0.X ainda está na versão beta (versão de testes), por isso estaremos utilizando a versão mais estável mais recente que é a 8.5.X do Tomcat.

Pronto! Viu como foi fácil ter o ambiente mínimo necessário para executar suas futuras aulas? Porém, o nosso objetivo é fazer com que você use um ambiente de desenvolvimento integrado e que facilite a construção e testes das suas aplicações; então, para isso, vamos instalar e configurar o Eclipse. A primeira coisa a fazer é baixá-lo. O arquivo para download poderá ser encontrado aqui: <http://www.eclipse.org/downloads/packages/eclipse-ide-java-ee-developers/oxygen2>.

Depois de baixá-lo, você terá que descompactar o arquivo e, mais uma vez, sugerimos que a pasta destino seja “Documentos\desen”. Quando o processo de descompactação terminar, você terá o diretório “eclipse” dentro dessa pasta (assim como o diretório “apache-tomcat-8.5.24 criado anteriormente).

Essa é a versão do Eclipse que é utilizada como base para o curso, mas já existem versões mais recentes que, provavelmente, também funcionam para nossas práticas. Várias versões de Eclipse para Desenvolvimento Web (JEE) podem ser encontradas em: http://www.eclipse.org/downloads/.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados