Loading [MathJax]/jax/output/HTML-CSS/jax.js

Cursos / Informática para Internet / Matemática Aplicada / Aula

arrow_back Aula 07 - Lógica Proposicional

Que tal dar uma de Sherlock Holmes?

Sherlock Holmes foi chamado para resolver um enigma em um hospital psiquiátrico: Zé, um enfermeiro do hospital, estava passando muito mal. Sherlock Holmes precisava descobrir se Zé havia sido envenenado e com que veneno, pois se um antídoto fosse administrado sem que Zé tivesse o veneno correspondente no sangue, o próprio antídoto poderia ser fatal. No entanto, as únicas testemunhas do potencial envenenamento de Zé eram cinco pacientes do hospital e havia uma particularidade na enfermidade desses pacientes: alguns só diziam a verdade e outros só diziam mentiras. Ele reuniu os 5 pacientes e obteve deles as seguintes afirmações:

  1. Paciente (1): Zé foi envenenado com X
  2. Paciente (2): Zé não foi envenenado com X.
  3. Paciente (3): Zé foi envenenado com Y.
  4. Paciente (4): Zé não foi envenenado com X e ele não foi envenenado com Y.
  5. Paciente (5): (4) é mentiroso ou (3) fala a verdade.

Sherlock pensou e viu que precisava de mais informação. Continuou conversando com os pacientes até que o paciente (1) disse:

Paciente (1): (5) é mentiroso ou (3) fala a verdade.

Nesse momento Sherlock usou sua famosa expressão “Elementar, meu caro Watson!”.

Será que você também resolveu o problema? Se sim, responda: Zé foi envenenado? Se sim, com o veneno X, com o veneno Y ou com os 2 venenos?


Lógica

O estudo da Lógica pode ser dividido em três períodos: o Aristotélico, dominado pela Teoria do Silogismo; o Booleano, marcado pela Lógica Booleana, com regras e operações formais de cálculo proposicional; e o período atual, no qual surgiram as Lógicas Não Clássicas, que juntamente com a Lógica Booleana, têm forte contribuição para a Ciência da Computação. Outra divisão importante da Lógica é a distinção entre Lógica Filosófica e Lógica Matemática. A Lógica Matemática, da qual veremos aqui uma pequena parte, é uma ferramenta importante de formalização do raciocínio.

Mais especificamente, o foco principal desta aula será a Lógica Booleana (que, por comodidade, também chamaremos de Álgebra Booleana). A Álgebra Booleana é uma álgebra binária, pois se aplica a variáveis que podem assumir apenas dois valores distintos, permitindo avaliar uma proposição lógica como verdadeira ou falsa. Essa lógica será discutida devido à importância que tem para a programação de computadores.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados

Do Dicionário Aurélio, silogismo: "Dedução formal tal que, postas duas proposições, chamadas premissas, delas, por inferência, se tira uma terceira, chamada conclusão".
A lógica Booleana recebeu esse nome em homenagem a seu criador, George Boole, matemático e filósofo Britânico estudioso da teoria dos Conjuntos e da Lógica Proposicional.
Dependendo do contexto, nomes bastante diferentes são usados para o conjunto de conceitos da Lógica Booleana (Álgebra de Boole ou Booleana, Lógica ou Cálculo Proposicional). Para a necessidade do conteúdo desta disciplina, não faremos distinção entre eles.