Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Informática para Internet / Matemática Aplicada / Aula
Uma proporção é definida como uma igualdade entre duas ou mais razões. Sejam as razões ab e cd, onde os termos da proporção a, b, c e d são números diferentes de zero. A proporção ab=cd declara que o quociente q entre os dois primeiros termos, a e b, é igual ao quociente entre os dois últimos termos, c e d. Costumamos ler ab=cd da seguinte forma: “a está para b, assim como c está para d”. O quociente q é chamado de constante de proporcionalidade.
A proporção ab=cd também pode ser escrita como a:b=c:d, onde a e d são os extremos da proporção, e b e c seus meios.
Com muita frequência o uso de razões em nosso dia a dia vem associado à noção de proporção, pois usamos o fato de que a razão entre duas grandezas é constante (a constante de proporcionalidade) para calcular as informações que buscamos. Quando a razão não é constante, trabalhamos muitas vezes com valores médios, para simplificar, como no caso do rendimento do carro.
Quantos litros de gasolina eu preciso para realizar a viagem?
Voltemos ao nosso problema da viagem à casa da tia Ana. O carro faz, em média, 15km/ℓ. Isso é o bastante para saber quantos litros de gasolina são necessários? Não, né? Falta saber quantos quilômetros devem ser percorridos, pois para cada 15 km, você precisará, em média, de 1 litro de gasolina. A casa de tia Ana fica a exatamente 300 km de onde você está.
Então, o cálculo que você precisa fazer é descobrir quantos trechos de 15 km serão percorridos para completar os 300 km de distância total 30015=20, ou 300 = 20.15) e, dado que para cada 15 km é preciso 1 litro, ao todo você vai precisar de 20 vezes 1 litro, ou seja, 20ℓ de gasolina, em média.
Se formos pensar em termos de razões e proporções, esse raciocínio seria um pouco diferente. Sabemos que a constante de proporcionalidade do problema é 15 km/ℓ. Então, dado que temos 300 km a percorrer, precisamos descobrir o divisor (x) tal que 300x=15. Esse é o número de litros de gasolina de que você precisará para não ficar parado na estrada (mas recomendamos colocar sempre um pouco mais, lembrando que ficar parado sem gasolina na estrada é uma grande dor de cabeça e o que fizemos foi apenas uma estimativa baseada no rendimento médio).
Quantos reais de gasolina irei gastar?
Ao parar em um posto para abastecer antes da viagem, você vê o preço do combustível dado por uma razão entre duas grandezas distintas: a moeda corrente do país e o volume do combustível. No Brasil, onde o real (R$) é a unidade monetária oficial e o litro (ℓ) é a unidade de volume adotada nos postos de abastecimento, o preço é definido por uma razão de x reais por y litros como, por exemplo, R$ 3,12/ℓ. Então, quantos Reais você irá gastar de gasolina para chegar na casa da tia Ana?
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados