Cursos / Informática para Internet / Introdução às Tecnologias da Informação / Aula
O tutor em nosso curso será alguém que poderá oferecer-lhe um apoio fundamental. Você contará com esse educador para auxiliar seu aprendizado tanto no ambiente virtual do curso quanto em nossos encontros presenciais. Nesse trabalho, o tutor irá orientar você e a seus colegas, além de fomentar a discussão e o aprendizado nas disciplinas. E como ele fará isso? Atuando de forma parecida com o seu professor de sala de aula. Veja só o conjunto de atividades que o tutor poderá realizar para ajudar o seu aprendizado:
Vendo as diversas atribuições do tutor, creio que você se convenceu de que, como falamos anteriormente, a autonomia do aluno de EaD não implica em um aprendizado solitário, carente de apoio. Ao contrário, conhecendo a natureza do suporte que irá receber de seus tutores, provavelmente está acreditando que, como defendemos anteriormente, a EaD não consiste em uma “nova educação”, mas da mesma educação que já vivenciamos, apenas realizada a partir de relações que ocorrem em ambientes e tempos diferentes, por meios distintos. Por isso, qualquer temor sobre perder o apoio docente na EaD mostra-se infundado em razão das informações que você acaba de conhecer. Afinal, como você percebeu, as atribuições do tutor não se diferenciam tanto assim daquelas de seu professor em sala de aula, não é mesmo?
Isso acontece porque, na EaD, o tutor atua mesmo como um professor. Para muitos autores, como Mathias Gonzales (2005, p.40), o tutor é um tipo específico de professor.
Apesar disso, na EaD o tutor distingue-se do professor na medida em que se dedica a oferecer suporte pedagógico, afetivo e motivacional necessário à adaptação do estudante em EaD. Sim, você poderá procurar nossos tutores para solucionar questões não só relacionadas ao conteúdo, mas também discutir possíveis dificuldades de relação com os colegas, falta de motivação ou dificuldades em elaborar uma rotina de estudos adequada aos seus compromissos discentes, entre outras dificuldades similares.
O professor de EaD, por sua vez, atua de forma diferente, como veremos a seguir.
Na EaD, o professor tem um papel mais autoral e coordenativo. Vamos pensar sobre esses dois pontos, iniciando pela questão da autoria. Vamos refletir: como você se recorda que o professor dá aula em sala? Falando na frente da turma, claro! E na EaD, temos aulas? O que você acha?
Claro que temos aula na EaD. Afinal, conforme vimos, a Educação a Distância trata-se de uma modalidade da velha educação que conhecemos. Então, como essas aulas ocorrem, se não temos salas de aula? As aulas na EaD acontecem por meio do material didático.
Enquanto você lê este texto, está tomando contato com a fala que ouviria de seu professor em aula, se estivéssemos todos em uma sala de aula. Não à toa, se você percebeu, estou buscando sempre propiciar reflexões a você, oferecendo perguntas e tentando lidar com as respostas que você possivelmente daria. Dessa forma, tentamos realizar aqui um diálogo por meio do material da aula, algo que é essencial em EaD. Essa linguagem pode ser utilizada não só por materiais escritos, mas também sonoros (podcasts, rádios virtuais) e audiovisuais (vídeos). Nessa linguagem, você “pode perceber que é o docente quem lhe apresenta a proposta e lhe sugere uma sequência de ensino, tornando mais explícita a ideias de construção orientada dos conhecimentos” (SOLETIC, 2001, p. 79). Portanto, como podem perceber, o material didático na EaD ocupa papel central por corresponder à “voz do professor”.
E quem seria a melhor pessoa para elaborar o material da aula, ou seja, a “voz” do professor? O próprio docente, claro! Assim, entendemos o porquê de, na EAD, professores elaborarem o o material do curso, ou seja, produzirem textos, modelos de navegação por hiperlinks, áudios, vídeos, imagens e tudo mais que possa enriquecer a fala das aulas em EaD. Além disso, caberá a um professor estruturar todo o curso. Assim, os professores na EaD irão:
Assim, percebemos que, na EaD, o professor trabalha de forma diferente da modalidade presencial. Isso se torna ainda mais perceptível se considerarmos outra esfera de trabalho do professor em EaD, a atuação no gerenciamento das disciplinas. Serão os docentes que irão responder pela gerência dos aspectos didáticos do curso, buscando uma avaliação constante para promover melhorias e detectar possíveis carências na execução das disciplinas, de modo a sanar tais problemas ainda durante o período de aulas, oferecendo o melhor ambiente de aprendizado a você, nosso estudante.
Na escola, você sabe que pode contar não só com o apoio dos professores, mas com o suporte de outros profissionais da educação, não é? Muitas vezes uma palavra com o assistente social pode ajudar a resolver um problema que dificulta seus estudos ou um apoio psicológico pode atenuar dificuldades emocionais ou de relacionamento que dificultem sua aprendizagem.
Na EaD, essa estrutura não precisa se perder, pois, como vimos, a autonomia que o estudante ganha nessa modalidade não implica na retirada do suporte de profissionais da educação. Considerando isso, os cursos técnicos do IMD oferecem a você, nosso aluno, um amplo apoio pedagógico de especialistas em diversas áreas.
Concentrados no Setor Pedagógico do IMD, esses profissionais trabalham nas áreas da Psicologia, Serviço Social e Pedagogia, e estão todos à sua disposição para auxiliarem na melhoria de sua vivência e aprendizagem nos cursos técnicos. Para isso, basta procurar os profissionais do Setor Pedagógico por meio de uma dessas três formas: Plantão Pedagógico, Apoio Psicológico ou Assistência Social. Vamos ver em que consiste cada um desses serviços. Mas, antes disso, preciso esclarecer: quando você procura um dos serviços, acontece o primeiro acolhimento para esclarecimento das dúvidas, solicitações ou queixas. Após isso, você pode continuar no próprio serviço que procurou ou, de acordo com suas necessidades, ser direcionado para outro dos que vamos mostrar agora. Então, vamos descrever os suportes com os quais você pode contar.
O Plantão Pedagógico buscará ajudá-lo a entender a rotina do seu curso e a conhecer algumas estratégias para otimizar o uso de seu tempo e, assim, favorecer a sua aprendizagem. Esse apoio poderá auxiliá-lo na criação de uma rotina de estudos mais eficiente, com estratégias eficazes e que considerem as suas demandas pessoais e educativas. O Plantão Pedagógico também poderá propiciar que você desenvolva um relacionamento positivo com os estudos, um melhor controle da ansiedade perante as responsabilidades de estudo. Em outros casos, quando necessário, os profissionais que lhe atenderem poderão encaminhá-lo para um atendimento especializado.
Já a Assistência Social visa contribuir para a diminuição dos índices sociais negativos, para isso, realizando um acompanhamento permanente. Vale lembrar que você contará com atendimentos individuais e sigilosos, para apoiá-lo na busca por soluções de problemas como baixo rendimento escolar, desinteresse pelo aprendizado, falta de interação com docentes e/ou colegas, problemas com disciplinas e problemas familiares.
Por fim, temos o Apoio Psicológico. O serviço trata-se de um apoio emergencial que visa proporcionar a você um espaço de escuta e acolhimento. Assim, o Apoio Psicológico buscará promover o seu bem-estar, e consequentemente, a melhoria do percurso acadêmico que você irá seguir em nossos cursos técnicos.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados