Cursos / Informática para Internet / Introdução às Tecnologias da Informação / Aula

arrow_back Aula 02 - Uma Viagem Pela EAD: do ensino por correspondência aos cursos semipresenciais do IMD

Por que EaD?

Como aluno do curso técnico do IMD, você provavelmente já escutou o termo “Educação a Distância” (EAD), certo? Será que consegue descrever o que é EaD e quais as suas vantagens? Que tal realizar esta descrição em nosso fórum antes de começar a aula?! Vamos lá!!

Quantas vezes você já resolveu uma dúvida usando uma ferramenta de pesquisa na internet? “Qual a capital do Amapá? Ah, vou ver no Google”; “Qual o significado da palavra ‘paradigma’? Não sei, deixe-me ver no dicionário on-line”; “Como preparo um arroz refogado? Sei lá, deixe-me ver na internet”. Situações como essas são cada vez mais comuns. Nelas, aprendemos procedimentos, adquirimos informações e melhoramos nosso vocabulário – entre outros aprendizados - pelo uso de ferramentas digitais.

A ampliação das práticas citadas ocorre na medida em que, além do computador, hoje podemos usar diversos dispositivos móveis para acessar informações on-line: laptops, tablets, smartphone, entre outros. O aumento de velocidade e a queda de preço de conexões de internet – fixas e móveis - também potencializa a prática citada anteriormente, criando uma atualidade na qual diversos lugares aos quais vamos (shoppings, restaurantes e até universidades) oferecem conexões gratuitas sem fio.

As vantagens dos “pequenos aprendizados” que realizamos no dia a dia com as tecnologias digitais são inúmeras. Usamos esses meios por sua praticidade. Afinal, melhor do que guardar uma dúvida para resolvê-la em casa, consultando um dicionário ou outro livro, é esclarecer a questão já no momento do seu surgimento, quer estejamos em um transporte coletivo, na fila do banco ou no trabalho. Certamente esse tipo de situação ocorre na escola, certo? Dependendo do teor da informação, às vezes é até mais prático “perguntar ao Google” que ao professor, não é mesmo?

Com essas facilidades do dia a dia, talvez você já tenha se perguntado: não seria legal aproveitar também na própria escola esse meu uso das tecnologias?

Essa pergunta certamente já foi feita pelo seu professor, pelo diretor de sua escola ou por profissionais de outras instituições de ensino. Afinal, a pergunta em questão já foi elaborada e respondida de forma positiva na nossa educação, tendo sido apoiada por um importante termo: Educação a Distância (EaD). Como você já sabe, é pelo surgimento e desenvolvimento da EaD que você está aqui, neste momento, aprendendo nesta aula.

A EaD apropria-se dos “pequenos aprendizados” do dia a dia com tecnologias, especificamente buscando tomar a base desse modo de ação para aplicá-lo em aprendizados escolares. Como isso ocorre? Vamos esclarecer com mais precisão.

Posteriormente, iremos tratar de forma mais específica do conceito de EaD. Porém, podemos desde já, descrever objetivamente esta modalidade que você começa a vivenciar. Assim, podemos dizer que a Educação a Distância consiste do uso de tecnologias para promover processos educativos entre pessoas que não estão juntas em um mesmo lugar e/ou na mesma hora. Basicamente, trata-se de usar meios (chat, videoconferência, materiais escritos, multimídia e afins) para promover os processos educativos que, normalmente, acontecem na escola.

Conhecendo essa definição, você já consegue perceber que a Educação a Distância apropria-se exatamente daquelas práticas de seu dia a dia com as tecnologias que tiram muitas das suas dúvidas. Não à toa a EaD costuma trabalhar com materiais digitais e interativos, semelhantes aos sites e ferramentas de pesquisa que você já utiliza.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados