Cursos / Informática para Internet / Autoria Web / Aula

arrow_back Aula 02 - HTML: Cabeçalhos, Títulos, Parágrafos e Links

Elemento <meta/>

Essa contextualização dada pelo atributo scheme às vezes é essencial, principalmente quando um metadado pode ser especificado em diferentes formatos e assim ter diferentes interpretações. Por exemplo, um autor pode especificar a data "10-9-97"; essa data pode ser interpretada como 9 de outubro de 1997 ou 10 de Setembro de 1997. Um atributo scheme com valor "Month-Day-Year" resolve essa ambiguidade.

Os valores do atributo scheme dependem do nome da propriedade e do profile associado.

  • 4 –Http-equiv:o atributo http-equiv pode ser usado no lugar do atributo nome e tem um significado especial quando os documentos são recuperados através do protocolo HTTP. Servidores HTTP podem usar o nome da propriedade especificada por esse atributo para ocasionar algum comportamento especial. Você pode consultar a especificação HTTP ([RFC2616]) para obter detalhes sobre cabeçalhos válidos. No exemplo a seguir “content-type” indica o tipo de mídia do documento, essa informação ajuda o browser a exibir corretamente os caracteres especiais que estiverem presentes no texto.

Um outro exemplo no documento da Figura 2 (linha 8) é o seguinte:

Nesse exemplo, a propriedade “Pragma” com valor “no-cache” indica que o browser não deverá armazenar a página em cache , ou seja, sempre que essa for requisitada será procurada no servidor, permitindo que eventuais atualizações sejam carregadas.

O atributo scheme não é suportado no HTML 5.

No HTML5, a forma de definir o codificação de caracteres foi simplificada com a adição de um novo atributo, o charset: <meta charset="UTF-8">

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados