Cursos / Informática para Internet / Autoria Web / Aula

arrow_back Aula 02 - HTML: Cabeçalhos, Títulos, Parágrafos e Links

Elemento <meta/>

Além do título, <head> pode conter outras informações utilizadas por motores de busca para identificar informações além do conteúdo do documento. Motores de busca são sistemas de software projetados para encontrar informações armazenadas em um sistema computacional (ou, nesse caso, na web) a partir de palavras-chave. Alguns exemplos são Google, Yahoo, Lycos, Cadê. Essas informações são chamadas de metadados e são marcadas por elementos <meta>.Por exemplo, é possível indicar qual o autor de um documento, da seguinte maneira:

A w3c não especifica quais metadados um documento deve possuir. Os desenvolvedores são livres para criar os metadados que quiserem, alguns exemplos comuns são: "autor", "copyright", "palavra-chave", “versão”, “data de publicação”, dentre outros.

Para especificar metadados, são necessários dois passos:

  • 1 – Declarar uma propriedade e um valor para ela. No exemplo anterior, autor é a propriedade enquanto o valor é Jorge Amado. Isso pode ser feito de 2 maneiras.
  • de dentro de um documento, por meio do elemento <meta>, como mostrado no exemplo anterior;
  • de fora do documento, ligando-o aos metadados por meio do elemento <link> (explicado a seguir).
  • 2 – Indicar um profile onde a propriedade e seus valores são definidos. Para designar um profile, use o atributo profile do elemento <head>. Se um profile for definido para o elemento head, o mesmo profile se aplica para todos os elementos <meta> e <link>.

Os atributos que o elemento <meta> pode conter são 4:

  • 1 – Name:indica o nome de uma propriedade.
  • 2 – Content: indica o valor para uma propriedade.

A seguir, apresentamos um exemplo de metadado especificado na linha 6 da Figura 2. Esse exemplo especifica, através do atributo name=“keywords” e content=”...”, palavras-chave do site da W3C-Brasil.

  • 3 – Scheme: provê o contexto para interpretação de um metadado. Por exemplo, na declaração seguinte, o atributo scheme pode ajudar a indicar que o identificador é um número ISBN.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados