Cursos / Informática para Internet / Autoria Web / Aula
Os links constituem o elemento que possibilita uma das melhores características do hipertexto e da web: a navegação. Os links permitem a ligação de uma região de texto (ou imagem) a outro documento. Para especificar links, é necessário usar o elemento <a>. A tag <a> pode ser usada de duas maneiras:
Um exemplo simples do primeiro caso é ilustrado a seguir. Nesse exemplo, a tag <a> com o atributo href está indicando que a palavra W3C é um link para o endereço <http://www.w3c.org>. O conteúdo entre as tags <a> e </a> não tem que ser texto, pode ser uma imagem ou outros elementos HTML.
Juntamente com o atributo href pode-se usar o atributo target. O atributo target indica onde o documento especificado em href deve ser aberto, se na mesma janela do documento corrente (esse é o padrão) ou se em outra janela, por meio do valor _blank.
Por outro lado, o atributo name especifica o que se chama de âncora, ou seja, um ponto dentro de um documento para onde um certo link deve apontar (ancorar). Diferentemente dos links que são geralmente mostrados sublinhados, as âncoras não possuem uma aparência diferenciada. Elas são invisíveis para o usuário. Na Figura 15, há uma ilustração de como uma âncora é especificada.
A utilidade de se definir âncoras é que ao clicar nos links o navegador posiciona o documento exatamente no ponto em que a âncora determina. Como exemplo, veja a Figura 16, nela o navegador mostra uma parte do documento onde aparece um link. Ao clicar nesse link, o navegador posiciona o documento no ponto marcado pela âncora correspondente, que nesse caso é no início do mesmo documento.
No HTML5 o atributo name não é mais suportado. Use o atributo global id em seu lugar.
Se o link apontar para outro documento, então é necessário especificar o URI completo adicionado do símbolo # e o nome da âncora.
Como foi dito anteriormente, é a utilização de links que possibilita a navegação, um dos recursos mais importantes da web. Agora, você está pronto para construir seu primeiro documento HTML contendo navegação. Por enquanto, ele conterá apenas textos e links, mas, como foi visto, você já pode organizar esse texto em diferentes níveis de seções, bem como enfatizá-lo de diferentes maneiras através das tags de formatação para negrito e itálico, dentre outras.
Na próxima aula, você aprenderá a torná-lo mais interessante, através da inclusão de figuras, listas, tabelas e formulários, bem como aprenderá a definir frames.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados