Cursos / Informática para Internet / Autoria Web / Aula
Qualquer documento HTML é composto de 2 partes, sendo que a segunda parte ainda é subdividida por mais duas, como definido a seguir.
1ª) Informações sobre a versão do HTML. Essa parte é marcada por uma seção DOCTYPE, veja no exemplo da Figura 1. Doctype é uma DTD (Definição do Tipo de Documento), ou seja, um documento que especifica as regras sintáticas da linguagem. Observe que mesmo estando entre os símbolos de menor “<” e maior “>”, o doctype não é uma tag, é uma instrução muito importante que diz ao browser qual o tipo e versão (HTML 3.2, HTML 4.01,XHTML etc.) em que a página HTML está escrita. Essa instrução sempre aparece no topo do código, antes da tag . Existem, basicamente, 3 DTD para HTML 4.01. Elas estão definidas no quadro a seguir.
2ª) O documento propriamente dito, delimitado pelas tags <html>...<html/>, que subdivide-se em:
Na Figura 1, você pode ver a estrutura geral de um documento HTML. A primeira linha do código informa ao browser (navegador) qual é o tipo/versão de HTML que está sendo usado. As tags <html>... </html> demarcam, respectivamente, o início e o fim do documento. <html> é a raiz do documento, ou seja, qualquer outra tag deve estar dentro dela. Entre essas tags, deve haver apenas duas partes, a primeira demarcada pela tag <head>...</head>, que indica o cabeçalho da página e a segunda parte, demarcada pela tag <body>...</body>, que indica o corpo do documento. Vamos aos detalhes de cada uma dessas partes.
Em HTML é permitido escrever as tags em minúsculo, ou em maiúsculo, ou misturando ambos (<HTML>, <Html>, <hTML>, <HtMl>, ...). Entretanto, é aconselhado que você se habitue, desde já, a escrever tudo em minúsculo, pois logo você estudará XHTML e essa linguagem exige a escrita em minúsculo.
A linguagem XHTML é case sensitive, isso significa sensível ao tamanho, ou sensível a maiúsculas e minúsculas, ele é usado para indicar que há diferenças entre letras com caixa alta e com caixa normal.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados