Cursos / Eletrônica / Projeto de Sistemas RF / Aula

arrow_back Aula 10 - Transmissão de dados utilizando transceptor SPI

Realizando a experiência

Para testar os seus programas, você vai precisar montar os circuitos do transmissor e do receptor. Não se esqueça de ter todas as mesmas precauções que você teve na prática passada. Não queremos nenhum PIC, gravador ou computador queimado. Grave o código do transmissor no PIC conectado ao circuito transmissor e o código do gravador no PIC do circuito receptor.

Agora vamos fazer uma coisa ligeiramente diferente. Desconecte o gravador dos circuitos e em cada um deles conecte o pino 1 do PIC na linha de alimentação do circuito (Vcc). Você vai então pegar duas fontes de alimentação e regulá-las para 5V e, então, ligar um circuito em cada uma das fontes. Assim teremos realmente dois circuitos completamente separados e o único link entre eles vai ser a transmissão sem fio.

Com ambos os circuitos alimentados, experimente pressionar o botão. Os LED do circuito transmissor devem mudar pra uma nova configuração, assim como os LED do circuito receptor. Se tudo der certo, parabéns! Você conseguiu realizar a transmissão com sucesso. Tente agora colocar os transmissores mais distantes e tentar enviar novamente o dado e veja qual a distância máxima que você consegue fazer os seus circuitos se comunicarem. Caso o experimento não funcione, verifique a montagem do circuito e o código e se mesmo assim não conseguir fazer funcionar, peça ajuda ao monitor do laboratório.

Um detalhe bastante importante: provavelmente, você vai realizar essa experiência em um laboratório onde outras pessoas também estarão realizando o mesmo experimento que você e isso pode te atrapalhar: se você estiver usando o mesmo canal de comunicação que outra pessoa ou grupo estiver usando, vocês vão causar interferência um no outro. Portanto, antes de gravar os códigos, decidam entre vocês quais canais cada um vai utilizar. De preferência, mantenha um número razoável de distancia entre os canais: enquanto um usa o canal 0, outro usa o 5, outro usa o 12, outro usa o 16 etc. E mesmo que nenhuma outra pessoa esteja usando o mesmo canal que você, lembre-se que a frequência de operação do transceiver é aberta. Ou seja, pode existir alguém ou algum aparelho perto de você que esteja usando o seu canal e assim prejudicando o seu experimento. Tente trocar de canal por outro livre caso as coisas não funcionem como esperado.

Então é isso.

E com isso chegamos ao fim da disciplina de Projetos de Sistemas RF. Com essa última experiência, utilizamos bastante conhecimento de programação em microcontroladores e comunicação com dispositivos periféricos ao PIC. O nRF24L01+ é um dispositivo com muitos recursos e não utilizamos todos os recursos que poderíamos. Sinta-se livre para estudar as outras coisas que ele pode fazer, assim como ver outros dispositivos de comunicação sem fio. O funcionamento deles vai ser de alguma forma similar a esses que vimos na disciplina e a comunicação deve utilizar algum dos protocolos que citamos durante o curso (UART, USART, SPI, I2C etc...).

Por fim, tente dar uma olhada ao seu redor. Procure ver a quantidade de dispositivos que utilizam transmissão de dados sem fio. Com certeza você vai encontrar muitos deles. E muitos utilizam formas de comunicação muito parecidas com as que você aprendeu aqui. Além disso, pense naquilo que ainda não usa comunicação sem fio e você poderia melhorá-la adicionando um link de rádio. O conhecimento que você adquiriu nessa disciplina tem um potencial imenso, basta você ter dedicação para estudar mais e explorar as possibilidades ao seu redor. Pense nisso e bons estudos!

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados