Cursos / Eletrônica / Projeto de Sistemas RF / Aula
No PIC receptor, as coisas vão funcionar de forma muito semelhante ao que foi feito no PIC transmissor. Como ambos transceivers são escravos, o modo de funcionamento na SPI vai ser o mesmo. Assim como os valores iniciais das saídas conectadas aos pinos CE e CSN.
O código de configuração do transceiver vai ser bem parecido, por uma questão bem lógica: eles têm que estar funcionando na mesma frequência e taxa de transmissão. Apesar disso, existirão, sim, algumas pequenas diferenças na configuração. Comece seguindo os passos 1 ao 4.3 da configuração do transmissor, e então siga os passos a seguir:
4.4. Informe o número de bytes dos pacotes a serem recebidos.
Como quem define se vai querer receber ou não a confirmação de recebimento é o transmissor, não há nada que você possa fazer aqui em relação a isso. Porém uma coisa que deve ser feita somente no receptor é informar quantos bytes o transceiver deve esperar receber pela rede sem fio antes de avisar ao PIC que existe um novo dado. Ou seja, você tem que informar ao transceiver o número de bytes do seu pacote. Para isso, você deve escrever esse número no registrador RX_PW_P0 do transceiver. Lembrando que no nosso experimento o pacote que estamos transmitindo tem apenas 1 Byte.
4.5. Configurar o transceiver como receptor e colocá-lo no modo "Power Up"
A configuração aqui é bem semelhante ao realizado no transmissor, com a diferença que você vai setar o bit PRIM_RX para 1 ao invés de resetá-lo. Isso vai informar ao transceiver que ele está funcionando como receptor, ao invés de transmissor. O bit PWR_UP continua sendo setado em 1.
4.6. Esperar por 200us para o transmissor ser habilitado
O transceiver demora o mesmo tempo para ser inicializado no modo de recepção, portanto faça o PIC esperar pela mesma quantidade de tempo.
4.7. Esvaziar o buffer de recepção
Semelhante ao realizado no transmissor, mas agora para o receptor. Utilize o comando FLUSH_RX.
4.8. Habilite a recepção de dados
Diferente do transmissor, onde queremos que ele acesse o meio sem fio somente quando estiver transmitindo algo, o receptor precisa ficar acessando o meio o tempo todo, pois assim vai poder perceber se algum dado está sendo transmitido e assim receber esse dado. Para habilitar a recepção, mude a saída conectada ao pino CE para 1. Não precisa colocar essa saída de volta para 0 depois: queremos que o receptor sempre ativado.
5. Habilite as interrupções na porta RB2 (INT2)
As interrupções no receptor devem ser configuradas da mesma forma que o transmissor.
Isso é o suficiente para configurar o receptor. Vamos, finalmente, ao que você deve fazer para pegar no PIC o dado que o transceiver recebe pela rede sem fio.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados