Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Eletrônica / Projeto de Sistemas RF / Aula
A seguir, mostramos um exemplo de um programa que implementa um pisca-pisca em um microcontrolador. O microcontrolador deste exemplo é chamado de Arduino e está ficando bem popular nesses últimos tempos. A ligação é mostrada na Figura 3.
O programa fica assim:
void setup() {
// Ajusta o pino 1 do micro-controlador para funcionar como saída
pinMode(1, OUTPUT);
// Ajusta o pino 2 do micro-controlador para funcionar como entrada
pinMode(2, INPUT);
}
// aqui vem o loop principal do programa (esse loop vai ficar rodando repetidamente
// enquanto o micro-controlador estiver ligado)
void loop() {
if (digitalRead(2)) { // verifica se o pino 2 está ligado
digitalWrite(1, HIGH); // liga o led
delay(1000); // espera 1 segundo
digitalWrite(1, LOW); // desliga o led
delay(1000); // espera 1 segundo
}
}
Como funciona esse programa? Bem, o Arduino sempre executa o que vem em setup() primeiro. Depois ele fica repetindo o que vem dento de loop(). Dessa maneira, ele vai executar primeiro os comandos que configuram os pinos do microcontrolador, como entradas e saídas (pois em uma vai ficar o LED e na outra vai ficar a chave que aciona o pisca-pisca).
Depois de configurar, o Arduido vai ficar repetindo os comandos que testam se a chave está ligada (linha 10) e, caso esteja, pisque o LED uma vez (linhas 11 a 14).
Linhas ou partes que têm // são apenas comentários. O compilador não vai fazer nada com essas linhas (elas não são comandos). Elas servem para organizar o nosso programa e nos lembrar depois o que fizemos.
Será que dá para fazer um pisca-pisca “remoto”? Ou seja, que ele só pisque quando você apertar o botão estando do outro lado da sala? Parece mágica, não é? Quem sabe você aprende isso neste curso?
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados