Cursos / Eletrônica / Projeto de Sistemas RF / Aula
Bem, o que o computador usa na verdade é o código de máquina, mas o que vem a ser isso? Código de máquina é uma sequência de números (isso mesmo, são só números) que o computador entende como comandos, dependendo da ordem em que aparecem no arquivo. Exemplos de código de máquina são arquivos com extenções .exe, .dll, .src etc. É bom lembrar que nem toda linguagem vira código de máquina de uma vez só. Linguagens como PHP, Rubi e outras possuem (ao invés de compiladores) interpretadores que vão transformando os comandos que nós demos em código de máquina na medida em que vão sendo executados.
É bom lembrar também que em um programa podemos definir variáveis, que são símbolos (pequenas palavras) determinados no meio do programa para armazenar um valor do qual precisemos. As variáveis podem ter vários tipos, como:
Existe uma “linguagem”... Bem, não é bem uma linguagem de programação de computador, mas serve para aprender, chamada portugol. Essa linguagem é usada para ensinar programação (você provavelmente já até usou). E cada comando nessa linguagem possui um equivalente em outra linguagem (C, Pascal, Phyton, etc.). Vamos lembrar alguns deles:
Lembre-se: existem muitos (mas muitos mesmo) comandos que não dá tempo de listar aqui. Dependendo do que e de onde iremos programar, existem comandos para fazer uma infinidade de coisas e calcular outras também.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados