Cursos / Eletrônica / Técnicas de Instalação e Manutenção / Aula

arrow_back Aula 07 - Procedimentos de Manutenção para economia de Energia

Dimensionamento correto dos condutores

Um condutor elétrico em vários aspectos se parece com um cano d´água. A seguir, apresentamos as Figuras 3, 4 e 5, para que você possa visualizar melhor as semelhanças.

Figura 03 - Analogia entre sistema hídrico com diferença de pressão produzindo fluxo de água (vazão) e no sistema elétrico com diferença de potencial elétrico produzindo fluxo de elétrons (corrente elétrica)
Analogia entre sistema hídrico com diferença de pressão produzindo fluxo de água (vazão) e no sistema elétrico com diferença de potencial elétrico produzindo fluxo de elétrons (corrente elétrica)
Fonte: Autoria própria.
Figura 04 - Condutor elétrico
 Condutor elétrico
Figura 05 - Cano d’água
Cano d’água

Observando as figuras apresentadas anteriormente, você pode perceber que ambos são responsáveis por transportar elementos dos seus respectivos sistemas. No caso do cano (Figura 5), se a pressão da água sobre as suas paredes ultrapassa um determinado limite, ele estoura. No condutor elétrico (Figura 4), na medida em que a corrente elétrica aumenta, por aumento de carga (lâmpadas, motores etc.), as perdas por efeito Joule (energia elétrica transformada em energia térmica) aumentam até o ponto em que a temperatura do condutor é tão alta que ele se parte. Esse aumento de temperatura do condutor também depende da sua resistência elétrica e é inversamente proporcional a sua área de secção. Quanto maior a bitola do condutor, menor será a sua resistência elétrica, atribuindo maior capacidade de condução e menores perdas elétricas.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados

Resistência elétrica é um parâmetro físico de materiais que associa sua constituição e dimensões físicas para determinar o quanto o material 'resiste' a passagem de corrente elétrica.