Cursos / Eletrônica / Técnicas de Instalação e Manutenção / Aula
As lâmpadas fluorescentes, vapor de mercúrio, vapor de sódio e outras necessitam da instalação de reatores para o seu funcionamento. Esses equipamentos, a exemplo dos transformadores, também apresentam perdas no cobre e no ferro.
Os reatores de boa qualidade geralmente apresentam perdas reduzidas, consumindo menos energia para o seu funcionamento. Já os de qualidade inferior, podem acrescentar mais de 10% ao consumo final do sistema de iluminação. Muitas vezes, a potência efetiva fornecida pelo reator pode ser inferior ao seu valor nominal, reduzindo o fluxo luminoso emitido e comprometendo, frequentemente, a vida útil das lâmpadas.
Ao adquirir reatores, dê preferência aos de boa qualidade, evitando desperdícios desnecessários de energia elétrica e prejuízos ao sistema de iluminação. Outro ponto a ser observado é o fator de potência dos reatores. Diversos modelos já possuem compensação, apresentando elevado fator de potência. Procure usar esses modelos, evitando assim a sobrecarga das instalações de iluminação e o consequente aumento das perdas por efeito Joule, bem como o uso desnecessário de capacitores.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados