Cursos / Eletrônica / Técnicas de Instalação e Manutenção / Aula
Toda política de controle de energia apoia-se na seguinte ideia básica: a energia precisa ser controlada como qualquer outro elemento de custo na empresa. Porém, só é possível administrar o que é medido e quantificado, assim como na Figura 2.
Assim, veremos agora algumas etapas que auxiliam no processo de melhor uso da energia. A primeira etapa consiste em implantar meios que permitam a medição e monitoramento dos consumos de energia.
Seguindo essas medições, será possível detectar falhas, estabelecer prioridades de ação e estimar a eficácia das intervenções. Essa fase inclui a elaboração de "planilhas de controle", que permitirão contabilizar a energia na empresa. Cada empresa tem suas características próprias, cabendo ao chefe de manutenção determinar a forma ideal de estabelecer esse controle em função, principalmente, dos recursos de medição e mão de obra disponíveis, das rotinas de manutenção já existentes e das possibilidades de investimento para aprimoramento da medição.
Onde houver eletricidade, existe sempre a possibilidade de ocorrer perdas. Através de medições adequadas, podemos efetuar um exame preliminar das instalações, que permitirá detectar desperdícios, identificar as maneiras possíveis de eliminá-los e ainda avaliar o grau de urgência das ações para a correção dos problemas.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados