Cursos / Eletrônica / Técnicas de Instalação e Manutenção / Aula

arrow_back Aula 07 - Procedimentos de Manutenção para economia de Energia

Cuidados com luminárias e difusores

A eficiência de uma luminária depende, em grande parte, das condições de manutenção das superfícies refletoras e dos difusores.

No caso dos difusores, a solução ideal no plano energético é não utilizá-los, por representarem uma perda significativa de fluxo luminoso. Porém, essa medida depende das características do local atendido, que pode exigir uma maior proteção para as lâmpadas, como também deve ser verificado o aumento no nível de ofuscamento que a retirada desses acessórios pode causar. Quando for necessário manter os difusores, deve-se procurar substituir aqueles que se tornaram amarelecidos ou opacos por outros de acrílico claro com boas propriedades de difusão de luz. Para algumas aplicações, um difusor de vidro claro pode ser usado se ele for compatível com a luminária e a instalação. Pode-se afirmar que um difusor opaco provoca uma redução no fluxo luminoso de até 30%, enquanto que no de acrílico claro esta redução é da ordem de 10%.

Com relação às luminárias, as superfícies refletoras devem ser mantidas limpas proporcionando boas condições de reflexão. Quando elas se tornarem amarelecidas ou ocorrerem falhas na sua pintura, pode ser interessante pintá-las novamente, procurando utilizar cores claras e refletoras.

Na aquisição ou substituição de luminárias, deve-se escolher um modelo observando as suas características de reprodução de luz. Lembre que as luminárias também apresentam parâmetros que influem no rendimento luminoso final do conjunto lâmpada-luminária-difusor.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados